Atibaia inicia testagem para Covid-19 em trabalhadores rurais

Secretaria Municipal de Saúde irá aplicar 671 testes rápidos para diagnóstico da Covid-19 adquiridos pelo Sindicato Rural de Atibaia.

Na última quinta-feira (18), a Vigilância Epidemiológica e a Divisão de Saúde do Trabalhador iniciaram a testagem para diagnóstico da Covid-19 nos trabalhadores rurais de Atibaia. Os testes foram adquiridos pelo Sindicato Rural de Atibaia e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é aplicar os 671 testes ao longo das próximas semanas, no próprio local de trabalho dos agricultores.

Os testes adquiridos são do tipo rápido, como ficou conhecido o exame sorológico que identifica a presença de determinados anticorpos em uma amostra de sangue. Anticorpos são proteínas (imunoglobulinas) produzidas pelo nosso sistema imunológico para nos proteger contra invasores microscópicos como vírus e bactérias. No caso dos testes rápidos para Covid-19, eles detectam se a pessoa teve contato e desenvolveu proteção contra o Coronavírus (as imunoglobulinas IgM e IgG). O resultado sai, em média, em 20 minutos.

O objetivo dessa testagem em massa é elaborar um inquérito epidemiológico para verificação da prevalência do vírus nesta população de trabalhadores. Desde o começo da pandemia, o setor agrícola nunca parou e com o aumento significativo de casos e óbitos por Covid-19 na região, torna-se necessário monitorar a situação no campo, de forma a assegurar que os produtores rurais possam seguir suas atividades de forma segura e continuar garantindo o abastecimento e a alimentação da população.