Deputado Edmir Chedid defende mais benefícios da saúde aos municípios

Secretário Jean Gorinchteyn e o deputado Edmir Chedid.

Os municípios do Circuito das Águas e da Região Bragantina dependem do repasse de recursos financeiros do governo estadual para manter e consequentemente ampliar as atividades na saúde pública, segundo o deputado Edmir Chedid (DEM). A afirmação consta do relatório apresentado pelo parlamentar ao secretário de Estado da Saúde, Jean Gorinchteyn, numa reunião promovida na terça-feira (02) com representantes das prefeituras de Amparo, Bragança Paulista e Serra Negra.
Neste documento, os municípios defenderam o repasse de recursos financeiros à manutenção, ampliação e implantação de atividades ou serviços desenvolvidos aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Afinal, todos os municípios encontram dificuldades orçamentárias para promover as melhorias necessárias ao setor, que beneficiam diretamente os pacientes atendidos pelo SUS”, completou.
O parlamentar também destacou a importância da implantação de unidades específicas de saúde – como as da Rede Lucy Montoro e do AME Cirúrgico – para atendimento gratuito e especializado aos pacientes dos municípios que integram as duas regiões. Além disso, reiterou a importância da implantação do Hospital Regional. “Nos últimos anos, estas reivindicações já tinham sido apresentadas à Secretaria. Não houve, no entanto, nenhum avanço concreto neste período”, lamentou.
O secretário de Estado da Saúde explicou que, em decorrência da pandemia do coronavírus, muitos investimentos tiveram que ser realocados a fim de atender a demanda dos municípios por equipamentos e leitos de UTI. “No entanto, os requerimentos de Edmir Chedid serão reavaliados e discutidos. A intenção é garantir todos os benefícios possíveis à nossa comunidade”, concluiu Jean Gorinchteyn.

Reunião
A reunião promovida na sede da Secretaria, na capital paulista, também contou com a participação do vice-prefeito Gilberto Moreira Piassa Filho e do secretário de Saúde Fernando Gabriel Cazotto, de Amparo; de Marina de Oliveira, secretária de Saúde de Bragança Paulista; e de Ricardo Fávero Minosso, secretário de Saúde de Serra Negra. Participaram ainda Mikio Moriwaki, coordenador de Regiões de Saúde da Pasta, e o assessor parlamentar Nelson Koki, da Assembleia Legislativa.