Ruth Rubbo recebe prêmio “Neide Rodrigues Gomes”

A artista tem uma trajetória permeada pela causa caipira e muito projetos idealizados ao longo de sua carreira.

Em meio a tantos projetos idealizados, todos pela causa caipira, Ruth Rubbo segue sempre, desde o início da sua trajetória como facilitadora das culturas tradicionais, trabalhando de forma coletiva. Convidada a coordenar o GRUPO RAÍZES DE ATIBAIA em 2011, fez desse projeto, referência dentro do universo da música caipira com autores em sua maioria, paulistas. Idealizou o primeiro grupo feminino de viola caipira da região, o VIOLA EM FLOR, com o diferencial de se apresentar em diversas formações, porém sempre protagonizados por mulheres exclusivamente. Promoveu, através de projeto selecionado pelo Edital Proac, a gravação do primeiro CD homônimo do Grupo Raízes de Atibaia em 2017 (constando entre as faixas cinco autores atibaianos como Carlos Peranovick, Celso Salgado, Olegário Lobo, Benedito Peçanha e João Paulino dos Santos), tendo levado o Grupo a diversos palcos importantes como Virada Cultural Paulista, Museu da Casa Brasileira e Jockey Club de São Paulo. Trouxe para Atibaia o Projeto MUTIRÃO, iniciativa que entre outras frentes promove uma oficina gratuita de catira no Bairro do Tanque. Fundou o Centro de Tradições Caipiras de Atibaia (www.ctcatibaia.com.br), local de troca de experiências e vivências acerca da cultura caipira local e paulista.
Com essa trajetória, Ruth Rubbo ganhou em final de 2020, o reconhecimento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa de São Paulo através do prêmio “Neide Rodrigues Gomes” de Patromônio Imaterial, Cultural Popular, Tradicional e Urbana, pela Lei Aldir Blanc. Porém este prêmio não será destinado à Ruth Rubbo exclusivamente. Será partilhado e ganhará vida, como em todos os seus demais projetos, através de ações que promoverão artistas, mestres e fazedores da cultura tradicional local. Esta premiação se deu através do projeto “Defesa e Fomento da Cultura Caipira Paulista” que teve expressiva pontuação ficando em 13º lugar entre os mais de 260 projetos apresentados em todo o estado de São Paulo. Para além dessa premiação, foi selecionada pela mesma Lei Aldir Blanc, porém a nível municipal, em mais um projeto. Será o “1º Festival Centro de Trsdições Caipiras de Atibaia”. Apresentações, contação de causos e até um espetáculo inteirinho só para as crianças, todos permeados de muita música, dialeto e o jeitão de ser caipira. Acompanhe todas as apresentações de ambos os projetos que se darão de forma online e divulgados através da fan page do Projeto Mutirão e perfil pessoal de Ruth Rubbo no Facebook e Instagram e pela página do Centro de Tradições Caipiras de Atibaia (www.ctcatibaia.com.br).

Ruth Rubbo é membro da Comissão Paulista de Folclore, coordenadora do Grupo Raízes de Atibaia, coordenadora do projeto “Viola em Flor”, coordenadora do projeto “Mutirão”, produtora cultural, pesquisadora, violeira.