Janeiro Branco – Quem cuida da mente, cuida da vida

Giovana Quirino

Todo começo de ano, temos por hábito refletir sobre o ano que passou e a formular novas metas, novos desafios. A campanha Janeiro Branco vem de encontro a esse momento tão especial para alertar que saúde mental merece um cuidado permanente em nossas vidas.
Ter saúde mental vai além da ausência de doenças. A OMS – Organização Mundial da Saúde, define ter saúde mental como um estado de bem estar, que é quando o indivíduo consegue lidar de forma harmoniosa com as adversidades da vida, como, por exemplo: sentimentos negativos, pressões sociais, fracassos, desapontamentos, raiva e todos os desafios que cercam a vidano dia a dia. A habilidade de manter-se em equilíbrio diante das dificuldades é o que chamamos de saúde mental.
Diante da vida é importante que reconheçamos nossos próprios limites. A saúde mental está diretamente relacionada com a saúde física e comportamental. Ao notarmos sofrimento e prejuízo psíquico diante da dificuldade de lidar com adversidades, e percebermos que não somos mais capazes de andarmos sozinhos, precisamos procurar ajuda profissional.
Atualmente temos fatores externos que nos desafia com relação aoequilíbrio mental. O excesso de informação, a cobrança social e das mídias por uma vida permanentemente feliz e bem sucedida, e claro, a pandemia, nos leva à ansiedade e ao estresse.
Embora o estresse e a ansiedadesejam normais e esperados, e terem funções importantes na evolução do ser humano, devemos estar atentos na frequência e na intensidade que ocorrem, sendo estes fatores que diferenciará uma reação normal à uma reação patológica.
É importante que estejamos atentos aos sintomas para que possamos avaliar o que se passa com nosso universo psíquico. Dores de cabeça constantes, irritabilidade, insônia, quedas na atenção, doenças de pele, agitação, início de consumo exagerado de alimento,álcool e drogas, são indicativos de que algo pode estar fora do controle e sugerem uma análise mais profunda.
Lembre-se que sua saúde mental também é importante. Previna-se reservando um tempo do dia para você, dedique mais tempo às pessoas queridas, pratique meditação, atividade física, expresse seus sentimentos, mantenha uma alimentação saudável.
É possível combater os sintomas do estresse e da ansiedade. Busque por um profissional de saúde especializado, que o auxiliará no manejo inicial dos sintomas e o direcionará, de forma efetiva, no tratamento baseado no apoio psicológico e psiquiátrico.
Não deixe sua saúde passar em branco. Cuidar da mente é cuidar da vida.

Giovana Quirino é Psicóloga Unimed Itatiba – Projeto Viver Bem. Em Atibaia atende à Rua Enzo de Almeida Passos, 247 (em frente ao COC). Tel: (11) 4414-0480