Eleição americana ajudou a divulgar as urnas deste domingo entre nós

Neste domingo republicano, 15 de novembro, vamos às urnas para escolher os próximos prefeito e vice e os 11 vereadores para o mandato 2021-2024. Estamos em um momento decisivo do turbulento e atípico ano da Graça de 2020, em que a pandemia deu o tom e a sociedade teve de iniciar a busca de um novo normal – sanitário, econômico, político e espiritual.
Nesta curva perigosa e crítica do planeta, o engraçado foi perceber que o entusiasmo e a torcida em torno da eleição americana contribuíram para divulgar o compromisso que temos, por aqui, localmente, com as nossas urnas eletrônicas. Se somos mais rápidos que os States para votar e apurar resultados, os irmãos do Norte continuam muito mais desenvolvidos e aprofundaram a análise de suas desigualdades e desequilíbrios políticos, com grande participação da mídia.
No sábado passado, abri o site do jornal The New York Times no computador, tirei uma foto com meu celular da manchete sobre o novo presidente e postei no Instagram. Indicadores que vivemos tempos tecnológicos. É outra coisa divertida e produtiva do ano: a videoconferência e outros recursos da internet se impuseram como ferramentas do home office. Tirando a preocupação com a saúde, a organização doméstica e a sobrevivência ao covid-19, meu balanço pessoal e familiar é extremamente positivo.
Trabalhei de casa e, pela minha avaliação, produzi mais resultados para a Câmara, no meu cargo de analista em comunicação, do que em anos anteriores. O grande foco do exercício foi a participação tripla – como acusado, secretário e presidente – em três PADs no Legislativo, os processos administrativos disciplinares. Essas investigações acentuaram o clima pesado – tanto administrativo quanto político – na organização da Casa de Leis, mas abriram caminho para repensarmos a estrutura de pessoal, funcional e salarial, e prepararmos as condições para uma excelente reforma administrativa, compromisso também assumido com o Ministério Público, no contexto do TAC (Termo de Ajustamento de Conduta) celebrado pela Câmara em dezembro de 2019.
Esses processos me ajudaram a reforçar meu perfil de isenção, mas também trouxeram muitas pressões para os funcionários do Legislativo e também muito material de reflexão sobre o funcionamento da Casa, em análises muito interessantes. Minha expectativa é de que a próxima Mesa Diretora e a nova composição da Câmara tragam a continuidade dessa revisão, em um clima organizacional marcado por um grande acordo de paz entre os setores operacionais e os vereadores. É o que o peço, humildemente, aos eleitos deste domingo, que comandarão o Executivo e o Legislativo nos próximos quatro anos. Espero contribuir para a transição que começa já na segunda-feira e vai até 31 de dezembro.
Em 1º de janeiro, mesmo não pulando sete ondas e fazendo outras práticas mágicas, torço para que mergulhemos no Ano Novo com disposição renovada, tomando a melhor vacina contra o coronavírus e ajudando a nova administração da cidade a aperfeiçoar ainda mais os serviços e o bem-estar da população. Parabéns a todos os participantes da eleição municipal – eleitores, candidatos, profissionais da Justiça Eleitoral, colaboradores e voluntários!