Atibaia conclui primeira etapa de pesquisa epidemiológica sobre a COVID-19

Inquérito soroepidemiológico de base populacional em Atibaia entrevistou e testou 641 residentes da cidade; próxima e última etapa da pesquisa será realizada em novembro.

Entre os dias 21 de setembro e 4 deste mês, a Secretaria de Saúde de Atibaia, por meio da Vigilância Epidemiológica realizou a primeira etapa da pesquisa denominada “Inquérito soroepidemiológico para diagnóstico de infecção COVID-19 em amostra de base populacional em Atibaia”. No período foram entrevistadas e testadas 641 pessoas residentes na cidade, dos quais 15 (2,3 %) tiveram resultado positivo, 624 (97,3%) negativo e em dois entrevistados o resultado foi inconclusivo (0,3 %). A próxima e última etapa da pesquisa será realizada em novembro.

A pesquisa, dividia em duas etapas, tem por objetivo determinar a extensão da infecção pelo novo Coronavírus na população geral e a prevalência por idade e sexo na cidade de Atibaia. Em cada residência foi sorteado um morador para ser entrevistado e ter a amostra sanguínea coletada. Foram convidados a participar do estudo os moradores com 18 anos ou mais. O questionário continha perguntas sobre o estado de saúde nos meses anteriores do entrevistado e de seus familiares, informações sobre a quarentena e perdas econômicas devido à pandemia. Ao todo 14 equipes de profissionais de saúde da Prefeitura realizaram as visitas domiciliares.

Entre os desafios encontrados nesta primeira etapa estão o grande número de domicílios fechados, significativo número de recusas e muitos endereços não localizados. Na listagem do sorteio foram inicialmente pesquisados os primeiros 800 imóveis, tendo em vista o grande número de imóveis fechados, com recusa ou não localizados, foi necessário prosseguir na listagem de imóveis sorteados.

A coordenação do trabalho no município foi realizada pela Secretária Municipal de Saúde, Maria Amelia Sakamiti Roda, Dra. Rita Bergo, da Vigilância Epidemiológica, técnicos da Secretaria e teve como pesquisador principal o professor Paulo Carrara. O inquérito também contou com o apoio de professores da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo e de José Paulo Bueno de Souza, responsável pelo CENSO 2021 do IBGE na região para a realização do sorteio a partir do Cadastro Nacional de Endereços para Fins Estatísticos.

Com base nos estudos mais avançados sobre o novo Coronavírus, o inquérito aplicado em Atibaia ainda tem mais uma etapa a ser cumprida, que será realizada em novembro.