Como utilizar os óleos essenciais: aromaterapia para iniciantes

Priscila Torres

Quer saber como utilizar os óleos essenciais para obter os muitos benefícios que a aromaterapia pode trazer? Esse guia para iniciantes explica de forma simples e prática as principais formas de usá-los para ter mais saúde, beleza e bem-estar.
E a boa notícia é que há maneiras de aproveitar esses recursos naturais valiosos sem ter que comprar nenhum acessório, utilizando apenas coisas que você provavelmente já tem em casa, como um balde ou seu próprio travesseiro.
Os óleos essenciais podem ajudar a melhorar seu estado emocional, tratar doenças e transformar a energia dos ambientes (para melhor, claro). Conheça agora as várias fomas de aplicar os princípios da aromaterapia no seu dia a dia.

Como utilizar os óleos essenciais: aromaterapia na prática
A aromaterapia é uma terapia complementar integrativa que utiliza os óleos essenciais para melhorar a saúde do ser humano como um todo (em seu nível físico, emocional e energético/espiritual).
Cada óleo essencial possui propriedades terapêuticas, aromacológicas e dermatológicas específicas. As propriedades terapêuticas se referem à ação medicinal geral do óleo no organismo. Já a parte aromacológica está relacionada aos benefícios cognitivos, emocionais e energéticos obtidos com a inalação de um óleo essencial. E as propriedades dermatológicas são relativas aos resultados que a aplicação direta do óleo sobre a pele (geralmente diluído em algum óleo vegetal) ou couro cabeludo proporciona.

Cuidados ao usar óleos essenciais
Embora sejam substâncias naturais, é preciso tomar certas precauções antes de utilizar os óleos essenciais. O rótulo ou bula do óleo deve trazer as seguintes informações de segurança:
• Se deve ser evitado nos três primeiros meses ou durante toda a gestação.
• Se é dermoagressivo, ou seja, pode causar ardência, vermelhidão ou irritação se aplicado puro sobre a pele, mucosas ou couro cabeludo.
• Se é fotossensível: pode causar manchas na pele caso haja exposição solar até 6 horas após seu uso tópico.
Faça uso da aromaterapia de forma responsável em sua vida para ter mais saúde, beleza e bem-estar!
Até a próxima semana!

Priscila Torres, da Trilha dos Aromas, é Aromaterapeuta e Perfumista Botânica