Leitor sugeriu artigo sobre exclusão digital e deu exemplo de Atibaia

“Li e gostei de seu artigo e resolvi sugerir que analise em um futuro artigo a questão da exclusão digital”. Marcello Luporini, muito gentilmente, escreveu o elogio e comentou exemplo de Atibaia. Segundo elem o Zap Maracanã cresceu muito na crise e hoje há mais de 1.100 assinantes que interagem com os recursos da lista de transmissão do WhatsApp.
“Inclusive, durante a pandemia, criei os grupos ZapBus 07 e ZapBus 58, em que os usuários das duas linhas de ônibus que servem o Maracanã e região, interagem entre si e com a própria Sou Atibaia, concessionária do transporte público municipal, aliviando bastante os problemas que vinham sendo enfrentados pelos usuários do sistema de transporte”, explicou.
Para o leitor, que é militante e ativista, um exemplo de exclusão digital são as tentativas de implantar a educação à distância em Atibaia. “Além das redes estadual e municipal não estarem preparadas para o EAD, se esforçaram neste sentido, mas se recusando a levar em conta que há áreas sem sinal de celular, famílias sem celular ou sem plano de dados; ou ainda com um só celular antigo e limitado tecnicamente, para ser compartilhado por toda a família. Além disso, muitos pais são analfabetos ou analfabetos funcionais, as casas são pequenas, não há privacidade e tranquilidade para o estudante se concentrar – e por aí vai”.
Ele acrescentou que outra questão é o fechamento do Facilita e de praticamente todo o atendimento presencial pela Prefeitura. “O programa Atibaia Sem Papel é interessante, mas tem limitações, mesmo para usuários avançados como eu, por exemplo, que sou usuário do sistema interno da Prefeitura, devido a ser gestor de creche comunitária e usuário externo, representando a Estação Maracanã e a mim mesmo, como cidadão e munícipe. Imagine para a grande parcela da população, que sofre a exclusão digital, como descrevi aí acima”.
“Vi também como as famílias mais vulneráveis sofreram para se inscreverem no auxílio governamental e para receberem a cesta básica emergencial, sendo que algumas estão passando grande necessidade, por não terem tido sucesso no cadastramento. A USP, cujos alunos, mesmo os cotistas, são uma elite no universo brasileiro, orientou cada uma de suas faculdades a detectarem casos de exclusão digital, para que todos os alunos tivessem a estrutura necessária para se integrarem ao EAD, que lá está a todo vapor”. Obrigado, Marcello.