Coleta de sangue completou 15 edições e já arrecadou 1295 bolsas

A próxima doação deverá acontecer em outubro, também na sede dos clubes, para a qual é recomendável que todos fiquem atentos ao anúncio da abertura do agendamento.

Lançada em outubro de 2016, a coleta de sangue, promovida pelo Rotary Club de Atibaia e pela Casa da Amizade, completou 15 edições ao longo dos quase quatro anos, superando as expectativas com 1.295 bolsas arrecadadas.

Nesse período, dezenas de doadores foram pela primeira vez, provocando a mudança de intervalos, inicialmente trimestral, atualmente bimestral. Houve também outras dezenas que fizeram seus cadastros para doação de medula óssea.

Vale acrescentar que pesquisas revelam que com uma única doação é possível salvar até quatro vidas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes: concentrado de hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas, plasma e crioprecipitado, que podem ser utilizados em diversas situações clínicas.

“Nós, rotarianos, estamos bastante felizes por atingir a marca e principalmente por entender que a comunidade de Atibaia compreendeu nossa proposta e já colocou em suas agendas que, periodicamente, pode colaborar com nossa campanha”, explica José Carlos Longo Filho, presidente do RC Atibaia.

Outro aspecto importante para o sucesso, foi o apoio recebido da prefeitura da cidade, que sempre nos cede um médico, da imprensa que divulga e da equipe do Centro de Hematologia e Hemoterapia – Hemocentro da Unicamp. Para Roberta Aparecida dos Santos, assistente social da captação de doadores do Hemocentro da Unicamp, “temos recebido boa ajuda dos rotarianos e das senhoras da Casa da Amizade, o que permite confiar no crescimento das futuras coletas, comprovando que é possível conseguir, inclusive com o prévio agendamento, grande presença de doadores em um dia útil”.

Ao longo dos anos, o Rotary e a Casa da Amizade foram se aprimorando no atendimento pré, durante e após. “Nas duas últimas coletas, houve uma alteração na forma de inscrição que passou a ser por agendamento. Esta nova e importante sistemática com a programação limitada a 10 pessoas para cada 15 minutos, em razão da pandemia, evitou aglomerações e permitiu o aumento da quantidade de bolsas doadas”, esclareceu Adalberto Tricarico, responsável pelo projeto das campanhas de coleta de sangue do clube.

A próxima doação deverá acontecer em outubro, também na sede dos clubes, para a qual é recomendável que todos fiquem atentos ao anúncio da abertura do agendamento. Na ocasião, os companheiros do Rotary Club Atibaia e as senhoras da Casa da Amizade novamente darão apoio na sala de espera e na distribuição de sucos, café e lanche para os doadores, além de, mais uma vez, contarem com a participação de um médico responsável.

ROTARY PRESTA SERVIÇOS

Com pouco mais de 43 anos de fundação, o Rotary Club de Atibaia integra o Rotary International, que congrega os Rotary Clubs do mundo Inteiro. É uma organização de líderes de negócios e profissionais, que prestam serviços humanitários, fomentam um elevado padrão de ética em todas as profissões e ajudam a estabelecer a paz e a boa vontade no mundo.

Rotary Club International, que comemorou 115 anos, é definido como um clube de serviços à comunidade local e mundial sem fins lucrativos.  O objetivo é estimular e fomentar o ‘Ideal de Servir’ como base de todo empreendimento digno, bem como a ajuda ao próximo, cujo lema principal é: dar de si antes de pensar em si.

A PRESENÇA DA CASA DA AMIZADE

A Casa da Amizade de Atibaia surgiu em 1976, a partir da fundação do Rotary Club de Atibaia, Distrito 4590, formada por senhoras da sociedade, esposas de rotarianos ou não.

É uma entidade organizada, sem fins lucrativos, que apoia os objetivos do Rotary e auxilia a comunidade carente da região. Por meio de eventos, bazares e parcerias com empresas privadas e públicas, arrecada fundos que são totalmente revertidos em favor da comunidade. São 43 anos de trabalho sério e transparente.