Saneamento básico é essencial na luta contra o Coronavírus

Em entrevista, diretor da Atibaia Saneamento conta os desafios das atividades diante da crise mundial.

Em meio a pandemia do novo Coronavírus, onde o isolamento social já completou 2 meses, empresas responsáveis por serviços essenciais se adequaram seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde e Organização Mundial da Saúde (OMS) para reduzir os riscos de contaminação, assim como manter a produtividade da equipe. Dentre as atividades que precisam acontecer neste período, estão os serviços do âmbito do saneamento básico, ou seja, abastecimento de água, coleta e tratamento de esgoto e coleta de lixo. Em entrevista ao jornal O Atibaiense, Eduardo Caldeira, diretor da Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo esgotamento sanitário na cidade e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, ressalta a importância do saneamento básico para a saúde da população mediante a luta contra o Covid-19.

Diante da pandemia, como os serviços de coleta e tratamento de esgoto podem beneficiar a saúde pública e auxiliar no combate ao novo Coronavírus?
Quando a população é atendida pelos serviços de esgotamento sanitário, além de evitar a proliferação de doenças como febre tifóide, leptospirose, cólera e entre outras, também reduzimos o risco de contaminação deste novo vírus, garantindo assim mais saúde e bem-estar da população. O esgoto é repleto de bactérias e protozoários e, recentemente, estudos iniciais tem apontado a existência do novo Coronavírus também nas fezes, sendo assim o contato com esses dejetos pode acarretar diversas contaminações, inclusive do Covid-19.

Em relação aos colaboradores, quais foram as medidas adotadas pela empresa para garantir a segurança desses profissionais nesta crise mundial?
Durante este período, intensificamos e aumentamos o uso dos EPIs, que já faziam parte da nossa rotina, também passamos a aferir a temperatura no início e término do expediente do time que vai para a rua. Disponibilizamos, máscaras de tecido, álcool gel e reorganizamos as escalas dos colaboradores para evitarmos aglomerações. Fizemos uma campanha interna de vacinação contra o vírus Influenza e elaboramos um plano de contingência que direciona nossa equipe durante os trabalhos executados nas ruas. Além disso, temos utilizado os canais de comunicação interna para a conscientização de todos os profissionais, ressaltando a importância dos cuidados com a higiene pessoal.

Quanto aos investimentos no esgotamento sanitário na cidade, até o momento o que foi feito para os moradores?
Já entregamos a 1ª fase das obras de ampliação e modernização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Estoril, que dobrou a capacidade de tratamento, atualmente tratamos 200 litros de efluente por segundo, antes era tratado 100l/s. Também estamos com as obras de construção e implantação da ETE Caetetuba que, após a conclusão, atenderá 25 bairros que ainda não dispõe do serviço de coleta e tratamento. Além disso, obras de expansão de rede, construções de EEE (Estação Elevatória de Esgoto) e demais serviços seguem paralelamente para que alcancemos a universalização do esgoto em Atibaia o quanto antes.

Como a população pode colaborar com os serviços de saneamento básico durante este tempo de isolamento social?
A participação de todos é sempre importante na hora de obter bons resultados com as atividades relacionadas ao saneamento. Falando, especificamente, de coleta e tratamento de efluentes, é importante que os moradores prezem pela rede de esgoto, por isso, sempre salientamos a necessidade do descarte adequado dos resíduos. O esgoto não é lixo, então papel higiênico, fio dental, absorvente, fio de cabelo, restos de comida e até mesmo a máscara, atualmente item obrigatório, não podem ir para as tubulações. Assim, evitamos obstruções e extravasamentos de esgoto nas ruas e residências.

Atualmente, como a população pode solicitar os serviços da Atibaia Saneamento?
Caso o morador necessite dos serviços de desobstruções de rede, limpeza de ramal, ligações de esgoto, limpeza de fossa e demais atividades, ele pode fazer a solicitação junto a SAAE através do telefone (11) 4414-3500. Será aberta uma Autorização de Serviço (AS) e nossa equipe, devidamente equipada e atendendo as medidas de segurança, prontamente atenderá ao chamado.
O diretor ainda salientou que é imprescindível que a população mantenha o isolamento social e cumpra com as orientações e decretos municipais, a fim de não colocar em risco sua saúde, e nem a dos trabalhadores que não podem ficar em casa. “Com a cooperação de todos, logo sairemos dessa. Então, se puderem, fiquem em casa e não se esqueçam dos hábitos de higiene como lavar corretamente as mãos e o uso das máscaras em ambientes comuns”, conclui Caldeira.