ÁGUA

Como o título mostra, o assunto da minha coluna desta semana, meus caros leitores, é água. E Atibaia tem muito a ver com água já que seu nome se origina do Tupi e vem de Thubaya, que significa água boa.
A respeito de água, o que eu tenho a comunicar a meus caros leitores é que, quando dia desses passei na estação rodoviária de Atibaia, para retornar a São Paulo, onde resido, pedi no bar uma garrafa de água mineral.
E, para minha surpresa, o vendedor me entregou uma garrafinha de Água Mineral Atibaia.Constatei então que na cidade de Atibaia estão produzindo água mineral a partir da própria agua natural da cidade, ou seja, há produção de água mineral em minha terá natal.
Bebi um gole daquela água e não senti nada de diferente em comparação com várias outras marcas que eu costumo consumir, o que aliás eu esperava que fosse acontecer.
No ônibus fiquei pensando naquela água. Fiquei curioso para saber se ela era saudável. Se ela era diferente da água da torneira, na qual a gente sente um gostinho de cloro. E também se aquela água continha algum produto químico ou não. Fiquei nessa dúvida, que eu só poderia esclarecer indo onde essa água é produzida.
Ainda durante a viagem, fiquei me lembrando da água que eu sempre bebia em Atibaia, quando lá morava. Eu costumava ir a duas biquinhas, onde havia água natural. Uma delasse localizava (não sei se ela ainda existe) próximo de onde é hoje o Lago do Major. Mas só que naquele tempo,em que eu ia àquela biquinha, o Lago do Major não existia. Muita gente não sabe que ele é artificial e foi criado provavelmente na década de setenta ou oitenta, quando eu não morava mais em Atibaia.
Um dia, não me lembro bem quando, estava em Atibaia, fui àquele local e constatei que ele estava completamente diferente. O lugar onde havia um pântano foi inundado e assim criou-se um lago.
Me lembro muito bem desse pântano. Aliás, quando saía do Colégio Major onde estudava e que se localiza lá perto, já à noitinha ouvia os sapos desses pântano coaxarem.Quando foi criado, esse Lago teve o nome de Lago da Paz. Mas ninguém o chama pelo seu nome original. O fato de ele estar perto do Colégio Major Juvenal Alvim que existe ali nas proximidades, levou o povo a chamá-lo de Lago do Major e esse nome é que pegou.
Esse local não tinha a beleza que tem hoje. O lago embelezou muito aquela paisagem. Além do lago foram feitas outras modificações e tudo o que a Prefeitura de Atibaia fez por ali – plantação de belas árvores, implantação de trilha para caminhada,gramados etc. –tornou esse local muito bonito e muito procurado pelas pessoas para fazer caminhadas pelas trilhas. Ou então para desfrutar do teleférico que ali também foi implantado.
Outra biquinha onde eu costumava ir beber água ficava (ou ainda fica?) num local chamado pelo povo de “morrão” e se localiza onde acaba a rua Treze de Maio. Descendo por aquele morrão, chega-se à Avenida Nogueira Garcez. Diferentemente da outra biquinha a que há pouco me referi, essa biquinha não ficava no chão. Ela ficava numa parede, onde se não me falha a memória, tinha uma cobertura. Muitas pessoas costumavam beber água lá. Se é que essa biquinha ainda existe,quando for a Atibaia, tenho vontade de dar uma chegada ali pra beber água, é óbvio, e também recordar aqueles bons tempos quando eu morava em Atibaia. Mas, pensando bem, é melhor não ir àquele local. Ouvi dizer que ali costuma haver assaltos. Sim, assaltos. Quem morava em Atibaia naqueles tempos,como eu, custa a acreditar que há assaltos hoje em Atibaia. Mas há. Tenho inclusive um familiar e um amigo que foram assaltados. Atibaia infelizmente não é mais aquela cidade tranquila e sossegada de antigamente, nas décadas de quarenta, cinquenta. Essa cidade eratão calma e de clima tão bom que foi chamada pelo poeta capivariano a Amadeu Amaral de o paraíso quase possível na terra.A cidade cresceu demais. O clima piorou por causa do aumento da poluição e, principalmente nos fins de semana, ela ficou muito barulhenta.
Infelizmente, Atibaia não é mais aquela daqueles tempos em, que eu lá residia. Mesmo assim ainda gosto dessa cidade,. Por isso sempre que posso, dou uma chegada lá para recordar os velhos tempos e rever amigos que ainda tenho l.
Atibaia continua me dando muitas satisfações. Isso acontece quando vou na maravilhosa exposição de flores e de maravilhosa exposição de flores e morangos, que nunca perco, quando vejo a congada embelezando a cidade em dias de festa, quando assisto à tão tradicional cavalhada em 26 de dezembro, por exemplo. Na última vez que estive na minha cidade natal,tive mais uma satisfação ao constatar que existe água mineral produzida em minha terra. A Água Mineral Atibaia.