Jerônimo volta para o sertão

por Renato Zanoni (In-Memorian)

Os Pires juraram de morte, Jerônimo de Camargo. A Matrona exigia. Jerônimo tomou parte na luta contra os Pires, entretanto, sem nunca se entregar em luta criminosa e nem acirrou a participação dos Arcos (1), que moravam no interior da Vila. Ele possuía escravaria africana e praticava a agricultura, de trigo e centeio, que era significativa na Capitania, e da mandioca.
Se, os Pires o jurava de morte, era pelo motivo de ser ele o caçula da família e muito querido. Jerônimo era um homem instruído e com seu irmão Marcelino, eram sertanistas. Esses dois irmãos da família Camargo eram valentes e o sertão não os afrontava. Aconselhados por seus irmãos, Fernão que era apelidado de Tigre por suas audácias e José, seguiriam para longe da Vila de São Paulo e das vistas dos Pires. Assim, em princípio, Jerônimo deixou sua família e só Marcelino voltaria do sertão.
Saíram com tropa na madrugada, levando escravos e arcos, provisão de boca para o lugar planejado, às margens do Rio Atibaia. Durante a trepidante viagem por carreiros, no início e depois por trilhas na mata, verificaram que já havia moradores no lugar chamado Caioçara. Onofre Velho também já assentara sítio na margem de um ribeirão na encosta da Serra da Pedra Vermelha.
Semanas depois de galgarem duas serras, acamparam na colina, que já conheciam na viagem anterior. Dali descortinava uma extensão de campo até encontrar a serra denominada pelos indígenas de Itapetinga. Ao norte, serpenteava preguiçoso o Rio Atibaia. À nordeste, onde nascia o sol, até onde a vista alcançava estava o Morro do Lopo, azulado pela distância.
Descarregaram as bestas e os negros cozinheiros acenderam fogo e colocaram o primeiro caldeirão de ferro para cozinhar o feijão. Araras vermelhas grasnavam em bandos procurando seus ninhos, as garças passavam pelo céu em formação de vê, ao crepúsculo. Naquela noite fria de 23 de junho de 1659 (2), ouviram piados e guinchos vindos da mata, enquanto a onça descia da Serra.

1 – Denominavam de arcos, os indígenas varões que gostavam de guerras. A Vila de São Paulo chegou a concentrar, nesse período mais de 400 índios guerreiros.
2 – Provável data da chegada do bandeirante Jerônimo.