Como agir quando a queda da criança afetar os dentes

Em certas circunstâncias, como impactos horizontais, é comum acontecer um deslocamento total do dente (uma avulsão).

Dr. José Francisco Berto

Bater a boca é quase uma constante nos tombos da criançada e situações de emergência envolvendo os dentes sempre se transformam em experiências dramáticas para os pais.
As estatísticas mostram que cerca de 14% das crianças e adolescentes passam de alguma forma por essa situação de emergência. Por isso, é importante estar preparado para tomar a atitude correta num momento desses.
Em certas circunstâncias, como impactos horizontais, é comum acontecer um deslocamento total do dente (uma avulsão). É essencial que determinadas condutas sejam adotadas imediatamente, para aumentar a chance de salvar esse dente.
Se o dente for de leite, o reimplante (recolocação do dente no lugar) não é indicado; a probabilidade de sucesso é mínima. Já no caso de dente permanente, a conduta é indicada, portanto, faça o seguinte:
• Mantenha a calma e faça a criança morder uma gaze ou um pano limpo, com pressão para que se possa controlar o sangramento.
• Encontre o dente.
• Pegue o dente somente pela coroa, não toque na raiz.
• Resíduos devem ser cuidadosamente retirados do dente com soro fisiológico ou leite morno, não esfregue o dente.
• Coloque o dente de volta no seu lugar (no alvéolo) na boca da criança. Não se esqueça: a parte côncava do dente é do lado de dentro da boca. Faça a criança morder uma gaze ou um pano limpo, para que o dente se mantenha na posição. Procure imediatamente um dentista.
• Se você não conseguir colocar o dente em sua posição, mantenha-o em uma solução de soro fisiológico ou em leite morno ou mesmo na boca da criança (debaixo da língua). O resultado final de um reimplante depende muito do período que o dente ficar fora do alvéolo e da sua conservação nesse período. O dente deverá ficar fora de lugar o menor tempo possível.
O dente reimplantado deverá ser “fixado” pelo dentista em sua posição e ter o seu canal tratado; mesmo assim, com o decorrer do tempo, haverá uma diminuição do tamanho da raiz (reabsorção). O tempo médio da permanência de um dente reimplantado na boca é de 1 até 5 anos; muitas vezes, esse tempo é o necessário para que a oclusão se defina e novas condutas possam ser tomadas.

Dr. José Francisco Berto é especialista em prótese, foi professor de prótese da Faculdade de Odontologia da USF e faz parte da Academia Brasileira de Odontologia Estética – ABOE.