“Fast food” e “beliscadas” ao longo do dia prejudicam a saúde bucal

Dr. José Francisco Berto

A mudança de hábitos alimentares que ocorreu ao longo das duas últimas décadas, não só já transformou a obesidade em problema de saúde pública no Brasil e em todo o continente, como também trouxe sérios prejuízos para a saúde bucal.
A substituição crescente das tradicionais refeições caseiras por “fast food”, lanches e comida industrializada, curiosamente, foi responsável tanto pela explosão da obesidade como pelo aumento da incidência de certas deficiências nutricionais.
Os brasileiros e os latino-americanos em geral, segundo constatam diversos estudos da Organização Mundial de Saúde, estão comendo cada vez mais e pior.Os brasileiros foram substituindo o consumo de alimentos ricos em fibras e nutrientes (frutas, legumes e verduras) pelos alimentos industrializados, ricos em gorduras e carboidratos refinados (açúcares e farinhas), que fermentam e facilitam a proliferação bacteriana na boca.
Cada vez que ingerimos um alimento, sobretudo contendo sacarose (açúcar), as bactérias que se encontram na placa aderida aos dentes produzem ácidos capazes de baixar a níveis críticos o PH da boca; o resultado disso é a cárie dental. Mesmo alimentos não-doces, como arroz, batata e farináceos (amidos), em geral são cariogênicos.
A saliva é a mais importante arma natural que temos contra esse processo. Além das enzimas que facilitam a digestão, a saliva contém anticorpos que combatem as bactérias, e outras substâncias que reequilibram o PH da boca, evitando a desmineralização do esmalte dental.
O problema é que a saliva leva de 20 minutos (em bocas sem cáries) até 50 minutos (no caso de bocas com cáries) para reequilibrar o PH depois que comemos alguma coisa. Isso significa que a substituição das três tradicionais refeições por lanches rápidos e “beliscadas” que se repetem inúmeras vezes ao dia, favorece a formação da cárie dental por manter constantemente ácida a cavidade bucal.
Soma-se a isso o fato de que as pessoas costumam escovar os dentes após as refeições, mas dificilmente o fazem depois de apenas “beliscar” alguma coisa. Não pensam em escovar os dentes depois de mascar um chiclete ou tomar um refrigerante, mas todas essas coisas possuem mais açúcar do que um prato de comida. Por outro lado, o fato de os alimentos pastosos exigirem muito menos mastigação que as comidas cruas e fibrosas, reduz a salivação, comprometendo o principal mecanismo natural de limpeza da boca.
Por isso, o ideal é que se consuma o alimento doce após as refeições, como sobremesa, pois nesses horários a salivação é maior, e que se evite alimentos doces e pegajosos, como bolachas e balas, no período entre as refeições, em que a salivação é menor.
Felizmente, ao lado desses fatores que jogam contra a saúde bucal, certos alimentos contêm algumas propriedades contra as cáries. É o caso do queijo, que possui várias substâncias protetoras, como a proteína, que ajudam na formação de uma película em torno dos dentes que tem o poder de dificultar a adesão bacteriana. Outros alimentos que teriam efeito protetor seriam o ovo, o amendoim, a pipoca e as oleaginosas como nozes, avelã, castanha de caju etc..

Dr. José Francisco Berto é especialista em prótese, foi professor de prótese da Faculdade de Odontologia da USF e faz parte da Academia Brasileira de Odontologia Estética – ABOE.