Professor de Atibaia participa de estudo sobre pobreza com pesquisadores mundiais

A pesquisa abrange seis países da América Latina e da África e investiga a dinâmica entre pobreza, saúde mental e oportunidades de vida para jovens.

O antropólogo Paulo Malvasi, que já atuou no campo das políticas municipais para a juventude e é professor na Unifaat, está participando da equipe de pesquisadores do Chances-6, projeto de pesquisa ligado à London SchoolofEconomics, uma das instituições acadêmicas mais prestigiosas do mundo.
A pesquisa abrange seis países da América Latina e da África e investiga a dinâmica entre pobreza, saúde mental e oportunidades de vida para jovens. O objetivo é gerar conhecimento que possa melhorar o desenho e o desenvolvimento dos programas existentes de bem-estar e combate à pobreza, “para que possamos alcançar as melhores oportunidades de vida para os jovens que vivem na pobreza”, explicou Malvasi.
O grupo é formado por pesquisadores, líderes mundiais em seus campos de estudo, da Universidade dos Andes (Colômbia), Universidade da Cidade do Cabo (UCT, África do Sul), Universidade Presbiteriana Mackenzie e Santa Casa de São Paulo (Brasil), Universidade do Rei College London (KCL, Reino Unido) e London Schoolof Economics (Reino Unido).
O projeto Chances-6 começou em 2018 e se encerrará em setembro de 2021, de acordo com o site da London Schoolof Economicsand Political Science. Transferências de renda se tornaram a mais popular política pública contra a pobreza, especialmente nas pequenas e médias economias nacionais. São comuns também as avaliações sobre o impacto econômico dessas políticas, mas poucos estudiosos têm considerado a relação dessas políticas com a saúde mental. Por outro lado, os pesquisadores querem investigar o peso de intervenções em saúde mental sobre as oportunidades e os riscos de pobreza entre os jovens.
Outro aspecto do projeto é colher experiências e entender o significado da pobreza e da saúde mental segundo a cultura e a população de países como o Brasil, a Colômbia e a África do Sul. A finalidade é desenvolver modelos metodológicos, que permitam simulações e elaboração de novas políticas de combate à pobreza. Estão no projeto os pesquisadores Sara Evans-Lacko e David McDaid, com a colaboração de Ricardo Araya, Mauricio Avendano, PhlippHessel, Crick Lund, Alicia Matijasevic e Cristiane de Paula.
A London SchoolofEconomicsandPolitical Science, mais conhecida como LSE, foi fundada em 1895 e tornou-se, com o passar dos anos, uma das principais instituições de ensino em ciências sociais.

Deixe uma resposta