Atibaia Saneamento amplia eficiência das estações elevatórias com novo painel de controle

Tecnologia reduz em 40% o tempo de solução de possíveis problemas para tratamento de esgoto na cidade.

 

 

As obras de ampliação e modernização da ETE (Estação de Tratamento de Esgoto) Estoril, já ultrapassam os 50% de execução e devem ser concluídas no final de 2020. A Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE, está investindo mais R$60 milhões na operação para ampliar a capacidade de tratamento e beneficiar, diretamente, mais de 65 mil habitantes da cidade. Com isso, mais uma obra de melhoria acaba de ser concluída: foram modernizados os sistemas elétricos das Estações Elevatórias de Esgoto (EEE) Pinheiros e Jardim dos Ipês, a fim de garantir maior efetividade de supervisão do sistema.
As obras de melhorias realizadas nas EEEs consistem na substituição de toda a iluminação, troca de painel elétrico e implantação do sistema de monitoramento que, futuramente, proporcionará o controle direto da ETE Estoril, evitando assim possíveis falhas inesperadas e uma eventual parada da elevatória, que é responsável pelo bombeamento do esgoto até a ETE. Com um sistema robusto e moderno, o novo painel de controle ainda dispõe de sensores ultrassônicos de nível do efluente, além de um comando eletrônico que trará uma maior segurança operacional, assim como dados e análises do sistema de bombeamento.
Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento, contou que a nova tecnologia permitirá que a empresa reduza em cerca de 40% o tempo de resolução de problemas no sistema. “O moderno painel de controle será vital para o pleno funcionamento das elevatórias. A tecnologia proporciona alertas capazes de avisar os gestores sobre potenciais falhas que podem levar a instabilidade da operação”, ressaltou a gerente.

Deixe uma resposta