Atibaia recebe terceiro encontro regional do projeto gota d’água

Evento será promovido pelo Consórcio PCJ em parceria com a ARES-PCJ e reunirá educadores e gestores de saneamento e abastecimento para discutir a sustentabilidade hídrica.

O Consórcio PCJ realiza na próxima quarta-feira, dia 17 de abril, em Atibaia, o terceiro encontro regional do projeto Gota d’Água 2019, organizado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental da entidade. Localizada entre duas grandes Regiões Metropolitanas, Atibaia conta com uma extensa rede hídrica e se caracteriza como uma região de nascentes. No evento, que vai reunir educadores, representantes de Meio Ambiente e Educação e gestores de saneamento e abastecimento de água de Atibaia e também de cidades da região, o tema é “Desafio Água e Saneamento”. Nesta edição, o projeto terá o incremento de novos municípios participantes, graças à parceria com a ARES-PCJ, que levará o projeto para cidades reguladas pela agência. Até junho, estão programados dez encontros regionais. Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ promoverá encontros a distância, por meio de EAD, e uso de aplicativo de envio de mensagens para smartphones.

O principal rio do município não poderia ter outro nome, senão Atibaia. O manancial abastece 75% da cidade de Atibaia e fornece água para 95% da população de Campinas, entre outras localidades. Em seu percurso, o Atibaia se junta ao Jaguari para formar o Rio Piracicaba.

A exemplo dos eventos anteriores realizados em Amparo e Ribeirão Preto, o terceiro encontro regional do projeto Gota d’Água vai debater a gestão da água e o direito universal ao saneamento básico. Em Atibaia, temas específicos, como a situação dos reservatórios do Sistema Cantareira e o regime de chuvas na região, também serão abordados no evento. Andréa Borges, gerente técnica do Consórcio PCJ e coordenadora do Programa de Educação e Sensibilização Ambiental responsável pela realização do projeto, destaca ainda as discussões em torno das nascentes do município. “Atibaia se constitui como uma região de nascentes e, diante disso, a conservação surge como tema primordial no encontro”, afirma.

Carlos Roberto de Oliveira, diretor administrativo e financeiro da ARES-PCJ, destaca a importância deste terceiro encontro regional do projeto na divulgação dos serviços oferecidos ao cidadão por meio da ARES-PCJ. “A ARES-PCEJ tem realizado um grande esforço para divulgar a regulação no Brasil. A partir de ações de educação ambiental, como o Gota d’Água, podemos levar aos educadores e alunos que participam dos encontros o conhecimento sobre o que é regulação”, diz Oliveira.

Na avaliação de Andréa, o projeto oferece aos participantes discussões de qualidade sobre o uso e a conservação da água. “Quem acredita e quer mudanças positivas, agora tem um espaço para unir forças e buscar a sustentabilidade hídrica futura”, afirma.

Grupo de discussão
Durante os dois primeiros encontros regionais realizados em Amparo (3/4) e Ribeirão Preto (10/4), os participantes adicionados a um grupo recém-criado no WhatsApp foram desafiados a contribuir com perguntas, ideias e sugestões. Em Atibaia, o grupo será ampliado com a inclusão de novos membros.

Thiago Pietrobon, biólogo e consultor do Consórcio PCJ, destaca a importância do uso do aplicativo de envio de mensagens para smartphones. “Acreditamos que, cidade após cidade, será criada uma rede muito forte que vai usar o WhatsApp como uma ferramenta a favor da sustentabilidade e da eficiência hídrica”, diz.

Agende-se
Este ano, o Gota d’Água será realizado em uma área bem mais abrangente e vai contemplar quatro bacias hidrográficas (PCJ, Pardo, Tietê Jacaré e Sorocaba Médio Tietê). Isto só é possível com a parceria inédita da ARES-PCJ. Desde a criação, em 2015, o Gota d’Água capacita em média 150 mil pessoas ao ano com educação e sensibilização ambiental voltadas à gestão hídrica e proteção dos rios, além de promover o uso sustentável da água e a conservação do meio ambiente.

Depois de Amparo, Ribeirão Preto e Atibaia, o projeto realizará mais sete encontros regionais nas cidades de Campinas (24/04), Indaiatuba (08/05), Limeira (15/05), Piracicaba (22/05), Pirassununga (29/05), São Carlos (06/06) e Sorocaba (26/06).

Nos intervalos das capacitações presenciais, o Consórcio PCJ realizará encontros a distância, por meio de EAD, no canal Cursos online no site da entidade (www.agua.org.br). Também será criado um grupo de WhatsApp do projeto em cada encontro regional para troca de experiências entre os participantes e socialização de ideias e sugestões.

As capacitações são destinadas a professores e estudantes de escolas públicas, além de técnicos das secretarias de Meio Ambiente e dos serviços de saneamento e representantes das comunidades locais. Por meio de atividades educativas socioambientais, troca de experiências, uso de ferramentas tecnológicas e redes sociais, o projeto busca destacar a importância do planejamento e da ação cidadã para a sustentabilidade hídrica.

Em novembro, será realizado o Seminário de Avaliação sobre a iniciativa. Nessa oportunidade, os municípios participantes terão de apresentar vídeos de até três minutos de duração com as ações desenvolvidas com o tema do projeto de 2019. Caberá a uma banca avaliadora escolher os trabalhos que receberão os prêmios “Destaque do ano” e “Sua gota faz a diferença”.

Sobre o Gota d’Água
O projeto “Semana da Água”, promovido desde 1994 nas Bacias dos Rios Piracicaba Capivari e Jundiaí (PCJ), foi remodelado pelo Programa de Educação e Sensibilização Ambiental do Consórcio PCJ e, a partir de 2014, passou a fazer parte do “Projeto Gota d’Água: #PreserveCadaGota”.

O projeto tem a proposta de intensificar ações de educação ambiental que extrapolem a execução das Semanas da Água nos municípios, o que de fato já ocorria na prática. Em média, 150 mil pessoas são capacitadas pelas ações do Gota d’Água por ano nas Bacias PCJ.

Em 2019, as capacitações vão debater o tema água e saneamento, por meio de uma parceria inédita e exclusiva com a ARES-PCJ, a agência de regulação dos serviços de saneamento. Graças ao trabalho conjunto entre o Consórcio PCJ e a ARES-CJ, o número de municípios atendidos pelo projeto foi ampliado nesta edição.

SERVIÇO
Gota d’Água – Encontro Regional Atibaia
Horário: 9 horas
Local: Auditório do SAAE Ambiental
Praça Roberto Gomes Pedrosa, 11, Centro – Atibaia (SP)
Informações: www.agua.org.br

SAIBA MAIS

Consórcio PCJ
O Consórcio Intermunicipal das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (Consórcio PCJ) foi fundado em 13 de outubro de 1989 como uma associação de direito privado sem fins lucrativos. É composto por municípios e empresas compromissados com a recuperação dos mananciais em sua área de abrangência.

A conscientização dos setores da sociedade sobre os problemas que envolvem os recursos hídricos, o planejamento e as ações para manutenção e recuperação de mananciais são a base do trabalho realizado pelo Consórcio PCJ.

Gerida por um Conselho de Consorciados, a entidade desenvolve programas de preservação e recuperação ambiental, com foco na sustentabilidade hídrica.

Para mais informações, acesse: www.agua.org.br

ARES-PCJ
A Agência Reguladora dos Serviços de Saneamento das Bacias dos Rios Piracicaba, Capivari e Jundiaí (ARES-PCJ), instalada em 2011, tem a função de regular e fiscalizar os serviços públicos de saneamento básico nos municípios. Atualmente, 56 cidades são associadas à ARES-PCJ. De acordo com o Censo IBGE de 2017, a população estimada nestes municípios soma 7.457.498 habitantes.

Para mais informações, acesse: www.arespcj.com.br

 

Deixe uma resposta