Missão na Europa apresentou Atibaia à empresários

Objetivo da viagem foi apresentar o potencial econômico e turístico de Atibaia e atrair empresas para gerar mais emprego e renda na cidade.

De 18 a 27 de fevereiro o prefeito de Atibaia, Saulo Pedroso liderou uma missão de representação do município com o objetivo de apresentar o potencial econômico e turístico da cidade em reuniões com investidores e representantes de administrações públicas.
Promovida pelas agências de fomento e atração de investimentos e promoção do Brasil e do Estado de São Paulo, Apex-Brasil, ligada ao Governo Federal, e Investe São Paulo, do Governo Estadual, a missão contou com diversos compromissos junto a administradores municipais e ao empresariado europeu. Além do chefe do Executivo de Atibaia, a comitiva contou com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Silvio Llaguno, o secretário de Obras Públicas, Ricardo Pissulin, e o secretário de Comunicação, Lincoln Xavier.
Durante a viagem, os representantes de Atibaia visitaram municípios com experiência em Smart City, “cidade inteligente”, de inovação tecnológica e sustentável no serviço público ao cidadão, sistema de iluminação pública inteligente, monitora-mento de segurança pública, entre outros.
No dia 20, a comitiva esteve na prefeitura de Sant Cugat. Eles foram recepcionados pela prefeita Carmela Fortuny, apresentados aos principais diretores do Executivo local e puderam conhecer o modelo de Smart City adotado no município espanhol. Ainda no dia 20 foi realizada uma reunião com a Câmara de Comércio Brasil-Catalunha (CCBC) onde as qualidades e os benefícios de Atibaia foram apresentados a empresários e investidores.
No dia 21, os representantes de Atibaia estiveram na prefeitura de Viladecans, com o prefeito Carlos Ruiz e sua equipe, e conheceram os investimentos da cidade em mobilidade urbana, câmeras de monitoramento e lâmpadas de Led.
Em seguida, no dia 23, a comitiva esteve em Sevilha para conhecer a sede da empresa Iturri, que conta com filiais em Marrocos e na Polônia e escolheu Atibaia para instalar sua primeira fábrica de veículos fora da Espanha no Brasil, e inclusive conta com plano de expansão das atividades no município.
Também no dia 23, o grupo de Atibaia reuniu-se com a delegada de Economia, Negócios e Relações Institucionais da prefeitura de Sevilha, Carmen Castreño Lucas, que registrou intenção de firmar termos de colaboração e convênios entre a cidade espanhola e Atibaia.
Por fim, no dia 25, já em Portugal, a comitiva conheceu detalhes do projeto InovCity, da cidade de Évora, patrimônio mundial da Unesco.
“Tivemos a oportunidade de visitar cidades que trabalham com temas do momento: cidades inteligentes e integração de tecnologias dentro do serviço público, principalmente na área de mobilidade. E conhecemos projetos que já estão funcionando em outras cidades, como municípios da região metropolitana de Barcelona, na Espanha”, afirmou o prefeito Saulo Pedroso.
“Essa missão teve como objetivos principais: a apresentação de Atibaia para um grupo de empresários, para que eles pudessem olhar com atenção e carinho a possibilidade de investir na cidade; a geração de novos empregos, sobretudo bons empregos, em empresas que possam realizar novos investimentos ou ampliar aqueles já existentes em Atibaia; e conhecer projetos de tecnologia de cidades inteligentes”, ressaltou o chefe do Executivo.
A Administração Municipal está preparando um relatório circunstanciado dos resultados da viagem para apresentar à Câmara Municipal nas próximas semanas. – Assessoria de Imprensa Prefeitura.

Deixe uma resposta