Sommelier garante a escolha do vinho certo para cada ocasião e perfil do cliente

No Brasil, a profissão foi regulamentada pela Lei nº 12.467, de 26 de agosto de 2011

A palavra sommelier surgiu na França, como referência aos carregadores dos castelos e palácios que transportavam as pipas de vinho e que, no final do século XVIII, acabaram sendo incumbidos também de provar a bebida que seria servida ao rei e demais membros da nobreza. Além da segurança do rei, era uma forma de testar a qualidade do produto. Foi assim que surgiu a profissão sommelier, cuja responsabilidade é escolher, comprar, receber, armazenar e provar o vinho antes que o mesmo seja servido aos clientes – seja de um restaurante, de um bar ou de uma importadora de bebidas.
No Brasil, a profissão foi regulamentada pela Lei nº 12.467, de 26 de agosto de 2011, reconhecendo-se a importância desse profissional no mercado. Segundo a Associação Brasileira de Sommeliers (ABS-SP), no Brasil a profissão está em franca expansão, especialmente nas capitais e cidades turísticas, mas nas cidades menores do interior, o campo ainda é bastante restrito.
Em Atibaia, a Casa São Francisco, empório aberto recentemente no centro da cidade, investiu pesado no ramo. Além de uma adega climatizada, com mais de 100 rótulos de vinho de diversas partes do mundo, o proprietário Piero Casara investiu também em uma formação de sommelier antes de abrir as portas do seu negócio. “Oferecer um serviço e produtos diferenciados sempre foi o meu desejo, desde a idealização do Empório. Pesquisei durante um ano e, além de valorizar produtos artesanais da região, eu fiz questão de priorizar a qualidade do atendimento, buscando um serviço mais personalizado, especialmente quando se trata de vinho, que oferece um leque muito variado de uvas, texturas e sabores para diferentes gostos e clientes”, explica Piero.
Possuidor de um conhecimento profundo e detalhado sobre as uvas usadas em cada vinicultura e as regiões onde as frutas foram cultivadas, na hora de indicar a bebida ao seu cliente, o sommelier leva em consideração a temperatura e aeração do vinho e as melhores harmonizações com pratos que serão degustados na ocasião, além de poder fornecer informações sobre as safras e a qualidade das bebidas.
A adega da Casa São Francisco Empório, com capacidade para 350 garrafas, contempla tanto as opções clássicas dos países europeus, na sessão denominada “Velho Mundo”, como também os destaques de inovadoras regiões da América do Sul, África do Sul e Oceania (“Novo Mundo”). A sessão “Bon Marché”, que contempla uma bela variedade de rótulos abaixo de R$100 – de Alemanha a Uruguai – faz bastante sucesso entre os clientes da casa. Merece destaque também a sessão “Ícones”, com garrafas acima de R$250, com algumas preciosidades como o Crozes-Hermitage, o Barolo, o Châteauneuf-du-Pape, entre outras – sempre de produtores respeitados mundialmente.
A Casa São Francisco fica na rua José Alvim, 287, prédio 2, Centro, e fica aberta de terça a quinta-feira, das 14h às 20h, e sexta e sábado, das 14h às 21h.

Deixe uma resposta