Caminho do Queijo Artesanal Paulista valoriza produtores da nossa região

Em Atibaia, podemos encontrar os queijos da Fazenda Atalaia na Casa São Francisco Empório, que tem investido em produtos artesanais de pequenos produtores da região e com preços bastante acessíveis.

Com o objetivo de valorizar a produção de queijos artesanais do estado de São Paulo, dez pequenos produtores se organizaram e criaram, em 2017, o Caminho do Queijo Artesanal Paulista – que conta com o apoio da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Governo do Estado. Estão entre eles as mais reconhecidas e premiadas queijarias artesanais do estado. Algumas da nossa região, como a Capril do Bosque, de Joanópolis, e a Fazenda Atalaia, de Amparo.
A Fazenda Atalaia produz o famoso queijo Tulha, presente no cardápio de grandes restaurantes de São Paulo, como o D.O.M., do chef Alex Atala. “Em contraponto a outros estados brasileiros que seguem tradições à risca, reproduzindo modos de preparo seculares e já reconhecidos oficialmente, a produção queijeira paulista aposta na inovação, com o desenvolvimento de novas receitas, o que possibilita que os produtores envolvidos no projeto ofereçam mais de cem tipos de variedades diferentes”, explica o grupo em seu site oficial. A produção inclui queijos de vaca, búfala, cabra, ovelha e mistos; frescos, temperados, à base de leite cru ou pasteurizado, e curados – esses últimos produzidos em câmaras de maturação ou cavernas subterrâneas.
Em Atibaia, podemos encontrar os queijos da Fazenda Atalaia na Casa São Francisco Empório, que tem investido em produtos artesanais de pequenos produtores da região e com preços bastante acessíveis. “Procuro trabalhar com preços justos, porque alguns desses produtos artesanais apresentam custo mais elevado do que os industrializados, justamente pelo valor agregado: a produção artesanal, familiar, o sabor e a textura diferenciados”, explica o proprietário Piero Casara.
Ainda de acordo com a proposta de valorizar o pequeno produtor, em especial de nosso estado, o empório também trabalha com os embutidos artesanais Pirineus, uma produção familiar que perdura desde a década de 50 na cidade de São Paulo e se tornou ícone da comunidade espanhola na capital paulista. Na década de 90, os produtos Pirineus também conquistaram o respaldo dos melhores restaurantes e empórios de São Paulo.
A Casa São Francisco fica na rua José Alvim, 287, prédio 2, Centro, e fica aberta de terça a quinta-feira, as 14h às 20h, e sexta e sábado, das 14h às 21h. Para saber mais sobre o Caminho do Queijo Artesanal Paulista, é só acessar o site www.caminhodoqueijopaulista.com

Deixe uma resposta