Artista de Atibaia participa da 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba

O artista de Atibaia Marco Krebs estará participando desta edição com alguns de seus trabalhos.

Cartuns, charges, caricaturas e Tiras/HQ selecionadas para o 45º Salão Internacional de Humor de Piracicaba 2018. Artistas brasileiros e estrangeiros. Local: Armazém 14 do Parque Engenho Central. Abertura: dia 25 de agosto, 19h00. Visitas: de 26 de agosto a 14 de outubro. Horários: quintas e sextas-feiras, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h. (agendamentos de grupos e escolas pelo email adm@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou 19-3403-2621).
O artista de Atibaia Marco Krebs estará participando desta edição com alguns de seus trabalhos. “Uma alegria muito grande participar de tão importante evento do setor, é uma grande oportunidade de estar compartilhando experiências com grandes artistas do Brasil e do mundo”.

MOSTRAS PARALELAS
16º SALÃOZINHO DE HUMOR DE PIRACICABA – Concurso de desenhos direcionado a estudantes da rede de ensino de Piracicaba e região com idades entre 07 a 14 anos. Local: Armazém 05 do Parque Engenho Central (próximo a Passarela Pênsil). Parceria cultural: Diretoria de Ensino/Região de Piracicaba; Secretaria de Estado da Educação/Governo do Estado de São Paulo e Secretaria Municipal da Educação. Abertura: dia 25 de agosto, 19:00. Visitas: de 25 de agosto a 14 de outubro. Visitas: quintas e sextas-feiras, das 9 às 17h. Sábados, domingos e feriados das 14 às 19h. (agendamentos de grupos e escolas pelo email adm@salaodehumor.piracicaba.sp.gov.br ou 19-3403-2621. O salão acontece de 25 de agosto a 14 de outubro, na cidade de Piracicaba.

História
O Salão Internacional de Humor de Piracicaba surgiu em 1974, em meio à ditadura militar, como uma iniciativa corajosa de um grupo de piracicabanos – jornalistas, artistas e intelectuais – que costumavam se reunir num conhecido bar da cidade chamado Café do Bule.
Tudo começou com a ideia de inserir uma mostra de humor gráfico dentro do Salão de Arte Contemporânea de Piracicaba. A partir daí, esses piracicabanos partiram para uma viagem com destino ao Rio de Janeiro, no ano de 1972. Na capital carioca, Alceu Marozzi Righeto, Adolpho Queiroz e Carlos Colonnese, estabeleceram contato com o jornal “O Pasquim” e apresentaram o projeto ao cartunista Jaguar, que aprovou a iniciativa. Por escrito, Jaguar autorizou a cessão de seus originais em poder da Editora Abril, que não atendeu ao pedido e a mostra não aconteceu.
Após este fato, um grupo maior, encabeçado por Luiz Antônio Lopes Fagundes – na época Secretário Municipal de Turismo de Piracicaba – que contava com Alceu, Adolpho, Colonnese, Roberto Antonio Cêra, Ermelindo Nardin e Luis Mattiazzo (Chefe de Gabinete da Prefeitura), apoiado pelo então Prefeito de Piracicaba, Adilson Benedito Maluf, resolveu criar o Salão de Humor de Piracicaba. Alceu e Cerinha convenceram Fagundes a usar uma verba de 10 mil cruzeiros – a princípio destinada ao Salão de Fotografia – para a organização do I Salão de Humor de Piracicaba.
A partir daí, teve início a grande amizade entre Piracicaba e os cartunistas mais festejados do Brasil e no ano de 1974 foi realizado o I Salão de Humor de Piracicaba, com a participação de Millôr, Ziraldo, Zélio, Jaguar, Fortuna e Ciça.

Deixe uma resposta