Além de Benedito Calixto, Atibaia teve outro grande escultor no início do século XX

O escultor e pintor Benedito Calixto, no começo do século XX, deixou sua Itanhaém e procurou Atibaia para que sua filha pudesse se tratar de problemas respiratórios. Como agradecimento pela cura da menina, deixou duas magnificas telas, uma retratando o centro de Atibaia em princípios de 1900, quadro pintado no alto do Belvedere, cujo original se encontra no Museu Municipal; e o trabalho que compõe o altar-mor da igreja matriz e mostra o batismo de Jesus por São João Batista.
O interessante é que Atibaia teve outro grande escultor no início do século passado: Laurindo Galante, paulistano, professor de arte na antiga Escola Técnica Getúlio Vargas, falecido em 1970, com esculturas tanto na capital como no interior e também no exterior. Essa história foi retomada por Cláudio Martins, professor de escultura na Secretaria de Cultura de Itapevi.

 

“Quando papai Laurindo faleceu, nos deixou cerca de 400 obras entre esculturas, desenhos, quadros, ferramentas que utilizava, argila, plastelina, escritos, livros de arte, etc. Quis Deus que escolhêssemos Atibaia para viver e assim para cá nos mudamos há cerca de 20 anos, trazendo todo esse acervo artístico, que permanece disponível para ser visitado, estudado e até criticado por aqueles que apreciam a arte. Há cerca de três anos, recebi um telefonema do professor Cláudio Martins, perguntando se conhecia L.Galante, pois era essa assinatura que viu em busto de bronze no depósito da Prefeitura de Itapevi. Respondi-lhe que se tratava da assinatura de meu pai. Cláudio me convidou então a ir até Itapevi”, contou Paulo Galante, em texto encaminhado ao jornal O Atibaiense por Luiz Ruivo, presidente do Clube Recreativo Atibaiano.
“Fui e constatei ser um busto de Ruy Barbosa, modelado em 1945, e que havia sido removido da antiga Praça da Estação por motivo de remodelação. Assim, tal obra permaneceu guardada no depósito, anônima, até que a curiosidade do professor Cláudio chegasse até mim. Agora, a ideia é colocar o referido busto no museu de Itapevi, com os devidos esclarecimentos técnicos e biográficos. O professor Cláudio quer divulgar para o mundo o ateliê de L.Galante”, destacou Paulo Galante.
Em 2021, com apoio da Câmara Municipal de Itapevi, aqui compareceu equipe de filmagem, que produziu vídeo de cerca de uma hora, mostrando as obras de Galante. A equipe entrevistou a filha do artista, Dora Galante, pintora e professora de História da Arte, que falou sobre o perfil humano de Laurindo Galante. “Em 8 de dezembro de 2023, ônibus trouxe para uma visita dirigida 25 alunos de escultura do professor Cláudio, supervisionados pelo secretário da Cultura de Itapevi, dr. Rafael. Os alunos, além de palestra proferida pela professora Dora, ouviram depoimento do sr. Décio (84), ex-aluno de Laurindo e que feliz e coincidentemente mora em Atibaia”.
O grupo almoçou no CRA, onde foi entregue o Prêmio L. Galante às pessoas que se destacaram na divulgação de sua obra. Após a premiação, a delegação de Itapevi foi conhecer a obra de Benedito Calixto (antepassado de Luiz Ruivo) na Igreja de São João Batista, e visitou também o Museu Municipal.