Calor acende alerta para possível falta de água em Atibaia

Hoje o sistema de tratamento de Atibaia tem um limite que não acompanha o aumento do consumo. População deve ficar atenta ao uso consciente.

O Atibaiense – De redação

A SAAE Atibaia emitiu uma nota na última terça-feira, dia 14, alertando para o elevado consumo de água registrado na cidade, decorrente da onda de calor e tempo seco que atingem toda a região nos últimos dias. Com as altas temperaturas o consumo sobe, mas o sistema de tratamento e distribuição não acompanha essa alta. Em outras palavras, há um limite de abastecimento que, se superado, resultará em falta de água.
Na nota, a autarquia alerta que o problema tem se agravado com a “constante instabilidade de energia das últimas semanas, que vem ocasionado interrupções do sistema de bombeamento, tratamento e distribuição de água e consequentes faltas d’água e queda de pressão pontuais”.
Algumas cidades registraram queda de energia em pontos específicos devido ao alto consumo, especialmente porque com as altas temperaturas, são usados mais aparelhos como ar-condicionado e ventiladores, demandando mais energia.
Ainda de acordo com a SAAE, o alto consumo “compromete o nível dos reservatórios e, consequentemente, o abastecimento”. Em outras palavras, existe hoje um limite de abastecimento. Mesmo que haja água suficiente para ser captada do Rio Atibaia e do Córrego do Onofre, as estações de tratamento (Central e Cerejeiras) e os reservatórios não conseguem suprir a demanda mais alta.
Diferente de anos anteriores, nos quais o abastecimento estava em risco devido à falta de chuvas e queda no nível dos reservatórios (no caso de Atibaia, o Rio Atibaia e o Córrego do Onofre), este ano o que compromete o sistema é que as estações de tratamento operam no limite, sem capacidade de ampliação na oferta de água.
Em setembro, durante entrevista ao jornal O Atibaiense, a superintendente da SAAE, Fabiane Santiago, explicou que uma ETA com maior capacidade é fundamental, já que o sistema atual não comporta mais crescimento. Assim que a nova ETA Central estiver pronta (previsão para 2024), será possível dobrar a capacidade de captação e tratamento de água na cidade, suprindo, no caso, a alta demanda.
Atualmente, inclusive, a SAAE não tem autorizado a implantação de novos empreendimentos imobiliários sem que tenham sistema próprio de fornecimento de água.
Como existe essa limitação no fornecimento de água, a autarquia faz alertas à população para que utilize a água de forma consciente, evitando desperdício. Com a chegada de feriados e festas de fim de ano, a tendência é que Atibaia receba cada vez mais gente, agravando ainda mais a situação e deixando o sistema cada vez mais sobrecarregado.
Mesmo com as chuvas, não é possível aumentar o abastecimento. Um exemplo é o Sistema Cantareira, que opera hoje com 73% da capacidade. No ano passado, na mesma data, estava operando com 31,9%. Não adianta tem mais água armazenada nas represas se o tratamento dessa água é limitado.

TEMPORAIS
Junto com as ondas de calor têm sido registrados fortes temporais. Na cidade de São Paulo, por exemplo, já ocorreram falta de luz e de água neste feriado de 15 de novembro. Segundo a Defesa Civil estadual, podem ocorrer novos temporais até amanhã (19), não apenas na capital, mas também em nossa região.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que hoje (18), com a aproximação de uma frente fria pelo litoral da Região Sudeste, a chance de temporais, com rajadas de vento, podendo variar entre 80 km/h e 100 km/h, e queda de granizo é grande no sul de Mato Grosso do Sul, São Paulo, sul de Minas Gerais e no Rio de Janeiro.
Amanhã e na segunda-feira (20), a previsão indica a ocorrência de grandes volumes de chuva em São Paulo – especialmente no centro-norte do estado, capital e Região Metropolitana, faixa litorânea e região do Vale do Paraíba –, sul de Minas Gerais, região da Zona da Mata mineira e no Rio de Janeiro.O volume de chuva em 24h pode ficar em torno de 80 milímetros (mm) e, de forma pontual, passar de 100 mm nestas áreas.