Atibaia realiza principal programa de formação de empreendedores do mundo

Empretec foi criado pela ONU e proporciona aumento no faturamento mensal, mais segurança na tomada de decisões e ampliação da visão de oportunidades, entre outras conquistas.

 

O Empretec, principal programa de formação de empreendedores do mundo, foi realizado com sucesso em Atibaia na semana passada, ao reunir 30 participantes, que puderam desenvolver características de comportamento empreendedor, descobrir seu perfil e identificar novas oportunidades de negócios.

Seminário intensivo criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o Empretec é promovido em 40 países e exclusivo do Sebrae no Brasil. O evento foi realizado em Atibaia com apoio da Prefeitura por meio do Plano de Desenvolvimento Local – PDL, que desde 2021 vem promovendo ações e projetos de incentivo ao empreendedorismo e promoção de desenvolvimento econômico no município.

A maior parte das empresas, após participação no Empretec, além de um aumento no faturamento mensal, registrou outras conquistas como melhoria no desempenho empresarial; mais segurança na tomada de decisões; ampliação da visão de oportunidades; aumento das chances de sucesso empresarial e, por consequência, redução significativa nas possibilidades de fracasso.

O seminário envolve 60 horas de capacitação em seis dias de imersão em que o participante é desafiado em atividades práticas, cientificamente fundamentadas, que apontam como um empreendedor de sucesso age, tendo como base 10 características comportamentais: busca de oportunidade e iniciativa; persistência; correr riscos calculados; exigência de qualidade e eficiência; comprometimento; busca de informações; estabelecimento de metas; planejamento e monitoramento sistemáticos; persuasão e rede de contatos; independência e autoconfiança.

Com esse perfil comportamental como modelo, o participante se autoavalia, identificando seus pontos fortes e fracos, e é novamente desafiado a adotar uma postura que reforce suas potencialidades e corrija suas fraquezas.