Tratamento com laserterapia em Atibaia reduz tempo de cicatrização de feridas

Em três meses, 45 pacientes foram atendidos, com relatos de melhora na sensibilidade e na locomoção, entre outros benefícios.

A Secretaria de Saúde de Atibaia introduziu em junho a laserterapia para o tratamento de feridas agudas e de difícil cicatrização, com resultados excelentes: pacientes que estavam em acompanhamento há mais de dez anos obtiveram a cicatrização de suas lesões em três meses.

Neste período, 45 pacientes foram atendidos na unidade de saúde do Alvinópolis, em uma iniciativa pioneira no município. Entre os benefícios da terapia da luz, como também é conhecida, estão controle da inflamação, alívio da dor, melhora na microcirculação, redução de edemas (inchaços) e rapidez na cicatrização tecidual.

O laser de baixa intensidade tende a ser utilizado tanto para fins terapêuticos quanto bioestimuladores, possuindo efeitos bioquímicos, bioelétricos e bioenergéticos, uma vez que ele age diretamente na aceleração do processo de cicatrização, tendo também efeitos anestésicos e anti-inflamatórios. A equipe responsável pelo procedimento em Atibaia, liderada por Irene Prado, mestre em Enfermagem e Saúde pela UFMG, promoveu um café com os pacientes para celebrar o sucesso do uso do laser e a melhora na qualidade de vida.

“Eu fiz uma minicirurgia na planta do pé e a ferida não fechava de jeito nenhum. Quando comecei com a laserterapia nas minhas pernas, o corte fechou, já estou andando no lago, a perna não dói mais e eu estou sossegado, 99% curado”, disse o paciente Antônio Carlos de Jesus Oliveira, de 70 anos, que é diabético e tinha dificuldade de andar por dor nos membros. O laser foi positivo no caso dele tanto para a cicatrização quanto para a insuficiência vascular.

Os pacientes costumam relatar melhoras na sensibilidade neuropática, nas extremidades dos membros inferiores, nos inchaços e na locomoção. O tratamento não é só local como em um curativo comum, é sistêmico. É utilizada a técnica ILIB, que, em Inglês, significa Intravascular Laser Irradiation of Blood, ou seja, é a irradiação do laser de modo intravascular com o objetivo de atingir o sangue, promovendo, entre outros benefícios, vasodilatação e oxigenação da ferida.

Também é realizada a técnica de fotobiomodulação, a PDT, que trata a infecção das lesões de forma local, dispensando o uso de antibiótico oral e impedindo a ocorrência da multirresistente bacteriana, o que representa uma grande economia de recursos financeiros.

Essa é mais uma ação da Prefeitura de Atibaia na Saúde do município buscando a ampliação dos atendimentos e serviços prestados, em prol da população.