“O Palhaço Picolé” fez a festa da Pré-escola na primeira semana da Jornada Literária de Atibaia

Peça teatral inspirada na obra da escritora Alessandra Roscoe levou a magia do brincar de Circo para as crianças.

A primeira semana da Jornada Literária 2023 foi um sucesso absoluto, com a peça teatral “O Palhaço Picolé” fazendo a alegria das crianças da Pré-escola. Com previsão de mais de 16 mil alunos envolvidos até 26 de outubro, o evento promovido pela Prefeitura de Atibaia continua com uma programação especial para estudantes e profissionais da rede municipal de ensino: apresentações teatrais, bate-papos com escritores, contação de histórias e distribuição de livros. A iniciativa da Secretaria de Educação tem como objetivo principal desenvolver as habilidades de leitura e de escrita das crianças a partir de atividades realizadas pelos professores e alunos no ambiente escolar.

Na primeira semana da Jornada Literária, a adaptação da obra original da escritora Alessandra Roscoe levou a magia do brincar de Circo e da imaginação às crianças. Em “O Palhaço Picolé”, o elenco formado por adultos interpreta cinco crianças que querem encontrar uma brincadeira diferente, até descobrirem que o Circo é a maneira mais divertida de brincar. Cada um dos amigos escolhe um papel: o protagonista se torna o “Palhaço Picolé”; outro personagem vira o seu fiel ajudante, o “Palhaço Atrapalhante”; e uma equilibrista, uma malabarista e uma mágica completam a trupe. Em meio a muitas confusões e trapalhadas, o Circo do “Palhaço Picolé” levou as crianças e também os adultos às gargalhadas e a um mundo de magia.

“Eu adorei o ‘Palhaço Picolé”’, disse a pequena Isabela, de 4 anos; “Quando eu crescer, quero ser palhaço”, afirmou Filipe, de 5 anos; durante as atividades da primeira semana da Jornada Literária de Atibaia. E o evento ainda conta com músicos que animam as crianças antes das apresentações.

A escritora Alessandra Roscoe esteve em todas as sessões, conversou com os alunos, leu histórias e cantou para eles. “É sempre uma alegria imensa fazer parte da Jornada Literária de Atibaia e ter este encontro muito rico do autor com o leitor, dar esta possibilidade à criança. E é uma alegria ver meus livros adaptados para as peças e ver a entrega dos atores e atrizes ao interpretar os personagens que eu criei”, revelou.

“E vivi duas experiências muito tocantes nesta jornada! Uma em que eu percebi um olhar diferente em uma criança e depois descobri que o menino era de família circense. E a outra quando vi as crianças brincando com sombras e uma professora me disse que elas leram ‘Dentro do Escuro Mora um Segredo’, um livro que fala de medo do escuro, em que o avô ensina o neto a brincar com as sombras. Então, eu me emocionei muito ao perceber onde a gente pode chegar a partir de um livro e de uma leitura afetiva”, destacou a autora.

Jornada_A

Mais de 4.300 crianças da Educação Infantil de Atibaia assistiram à peça “O Palhaço Picolé” na primeira semana da Jornada Literária. Cada criança ganhou dois livros: um da própria escritora Alessandra Roscoe e outro de autores variados, que puderam ser escolhidos entre diversas obras literárias disponibilizadas pela Secretaria de Educação de Atibaia.

Mais Jornada Literária
Além da peça teatral “O Palhaço Picolé” para a Educação Infantil, a Jornada Literária prevê, para os segundos e terceiros anos, “Chapeuzinho quer ser princesa”; e para os quartos e quintos anos e a EJAI, “O fantasma da camisa amarela”. Os bebês e as crianças pequenas receberão uma oficina cênica, “O Palhaço Picolé”, atendendo às especificidades dessa fase tão importante para o desenvolvimento. E “O Palhaço Picolé” também fará parte de uma sessão aberta ao público, dia 21, às 14h, no Cine Itá Cultural.

Jornada4

E após a presença da autora Alessandra Roscoe junto à Educação Infantil, os encontros com autores de literatura infantil continuaram nesta semana, com Telma Guimarães (4° ano), na segunda-feira (9) e na terça-feira (10).

“Mais uma vez na Jornada Literária, edição 2023, em Atibaia. Agradeço o convite da Secretaria de Educação e todo esse carinho de quem constrói o pensar das crianças por meio da leitura. É uma alegria muito grande em falar com os leitores, pois nós não existimos sem esses leitores. Minha gratidão! Espero que a gente também se encontre em outros livros, leituras e jornadas”, ressaltou a escritora Telma Guimarães.

Jornada_T

E as sessões com os autores de literatura infantil terão sequência nas próximas semanas, com: Eraldo Miranda (5° ano), dias 16 e 17; Bia Bedran (2º ano), dias 18 e 19; Jonas Ribeiro (3° ano), dias 23 e 24; Marília Pirillo (1° ano), dias 25 e 26; e Penélope Martins (EJAI), dia 17.

Política pública do município
A Jornada Literária de Atibaia integra o “Projeto Ler e Escrever: Fonte do Saber”, importante política pública do município por sua relevância ao incentivar a leitura em todos os segmentos da Educação Básica.

Destinada aos alunos da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI), bem como profissionais da área de Educação, a Jornada Literária busca envolver toda a comunidade na sua realização e, além de contar com atividades no Cine Itá Cultural, também prevê ações nas creches municipais e comunitárias com a distribuição de dois livros e uma oficina cênica da obra “O Palhaço Picolé” (da autora Alessandra Roscoe).