Outubro Rosa: a prevenção é o melhor caminho

Atibaia se destaca pelo compromisso contínuo com a saúde feminina, promovendo ações ao longo de todo o ano

No cenário nacional, o mês de outubro é amplamente reconhecido como o período dedicado à conscientização e prevenção do câncer de mama, por meio da campanha Outubro Rosa. No entanto, Atibaia se destaca por sua dedicação contínua à saúde da mulher, estendendo suas ações ao longo de todo o ano.

 

 

 

O maior foco da campanha é alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama e também sobre o câncer de colo do útero. A Prefeitura de Atibaia tem investido em ações para promover a saúde feminina e, recentemente, inaugurou a Casamar – Casa de Atenção à Saúde da Mulher, proporcionando um ambiente acolhedor e especializado, com serviços voltados exclusivamente ao público feminino. A cidade também incentiva a prática de atividades físicas, alimentação saudável e hábitos de vida que contribuam para a prevenção de doenças, incluindo o câncer. O objetivo é criar uma cultura de cuidado com a saúde que perdure o ano todo.

Desde que foi inaugurada, em junho deste ano, a Casamar já realizou 800 atendimentos entre ultrassom e serviços técnicos, além de uma média de 600 consultas ginecológicas até o momento.

A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma delicada, feminina e eficaz. A partir dessa campanha a prevenção ao câncer de mama começou a se tornar cada vez melhor e mais mulheres tiveram acesso à informação, orientação e tratamento adequado para vencer essa luta. O diagnóstico precoce ainda é o maior aliado para o tratamento eficaz do câncer de mama. Quando identificado cedo ele pode ser tratado, impedindo que o tumor alcance outros órgãos.

A Prefeitura realizará ações de conscientização durante todo o mês de outubro e, vale ressaltar, em caso de qualquer suspeita é necessário procurar a Unidade Básica de Saúde mais próxima. A cidade se destaca como um exemplo de compromisso com a saúde da mulher, mostrando que a prevenção e o cuidado contínuo são fundamentais para garantir uma vida saudável e de qualidade para todas as cidadãs. O Outubro Rosa na cidade é apenas o ponto de partida para um trabalho que se estende por todo o calendário, demonstrando que a conscientização e a prevenção não devem ser limitadas a um único mês, mas sim incorporadas ao cotidiano de todos.

Prevenção

A prevenção é indispensável, uma vez que a cura é possível em 90% dos casos de diagnóstico do câncer com menos de um centímetro. Além disso, quando a descoberta é feita no início, pode-se evitar que o tumor aumente e atinja outros órgãos.

A Prefeitura de Atibaia alerta que manter uma alimentação saudável e praticar exercícios físicos regularmente impacta positivamente. Atualmente, são 37 modalidades esportivas gratuitas voltadas à população, desde crianças até idosos. Vacinar-se contra Hepatite B e contra o HPV (meninas de 9 a 14 anos ), além de realizar o exame preventivo do colo do útero, são ações de extrema importância para a prevenção, enquanto não fumar e evitar a ingestão de bebidas alcoólicas são imprescindíveis.

Diagnóstico

O exame de toque nas mamas deve ser feito regularmente. A qualquer sinal de irritação, inchaço, vermelhidão, dores, espessamento e secreções é necessário procurar imediatamente um especialista. Tão importante quanto o exame de toque é a realização da mamografia. Segundo recomendações atuais do Ministério da Saúde, toda mulher entre 50 e 69 anos deve procurar uma Unidade Básica de Saúde para realizar mamografia de rastreamento a cada dois anos.