Garatuja em Atibaia comemora este mês seus dos 40 anos

Para celebrar esta data especial estão programados vários eventos comemorativos que ocorrerão na sede da entidade e em outros espaços da cidade.

Durante o mês de outubro, o Instituto de Arte e Cultura Garatuja completará quatro décadas de atividades consecutivas. Para celebrar esta data especial estão programados vários eventos comemorativos que ocorrerão na sede da entidade e em outros espaços da cidade.
Na terça-feira, dia 03, às 17h, durante a sessão da Câmara Municipal, será apresentada uma moção ao Garatuja pelos trabalhos desenvolvidos na cidade.
Na ocasião, será entregue aos vereadores o livro ‘Movimentos & Traçados, Ideias e Ações – 40 anos de Garatuja em Atibaia’, de Márcio Zago e Élsie da Costa. Os visitantes também terão a oportunidade de ver a exposição montada no saguão superior da Câmara, que exibe fotos das várias montagens de repertório apresentadas pelo Corpo Municipal de Dança.
No dia 07, às 17h, na sede da ATA, acontecerá a abertura da exposição do acervo da entidade relacionado ao projeto “Universo Poético-Musical dos Congadeiros de Atibaia”. Realizado em 2004, com o apoio da Petrobras, este projeto realizou um amplo trabalho de registro e documentação da nossa maior expressão cultural de cunho popular: as congadas de Atibaia.
A exposição será composta de fotos, objetos e materiais diversos utilizados na confecção do material gráfico, sonoro e visual da pesquisa. Na ocasião, também haverá uma palestra sobre o tema apresentada pela pesquisadora e fundadora do Garatuja, Élsie da Costa. A programação segue durante todo o mês de outubro com o lançamento oficial do livro e apresentação musical no dia 11, às 19h30m, no IAC Garatuja.
No dia seguinte, dia 12, às 17h, também no Garatuja, será a vez da exibição das animações realizadas pelo ateliê de artes visuais e a abertura de outra exposição temática.
No dia 13, às 19h, teremos uma apresentação de dança.
No dia 14, a abertura da exposição do acervo do Garatuja sobre as animações e as gravuras desenvolvidas no Atelier de Arte Garatuja. Também no dia 14, acontece a abertura de outra exposição do acervo fotográfico da entidade sobre dança no Teatro de Bolso da IAC Garatuja, e no dia 21, às 17h, acontecerá outra exposição, desta vez no Museu Municipal João Batista Conti, onde será reunida parte do acervo relativo à expressão gráfica infantil e também parte dos figurinos criados e produzidos pela entidade para as apresentações cênicas e de dança.
A programação da semana que vem será mais detalhada em um artigo na próxima semana. Todas as ações aqui mencionadas serão gratuitas e fazem parte do projeto ‘GARATUJA – 40 Anos Dedicados às Artes Visuais e Cênicas na Infância e Juventude – Edital ProAC Expresso Lei Aldir Blanc 51/2021 – Prêmio por Histórico de Realização para Pontos de Cultura’. Participe, será uma honra contar com a sua presença!