Plano de Governo: o que já saiu do papel e o que falta realizar?

Esse é o questionamento que também deve ser feito pelo Grupo de Trabalho criado pelo prefeito Emil Ono para avaliar o Plano de Governo 2021-2024.

O Atibaiense – Da redação

Foi publicado decreto instituindo um Grupo de Trabalho – GT para avaliação da operacionalidade do plano de governo 2021- 2024, que está focado em quatro eixos principais: social, economia e inovação, infraestrutura urbana, mobilidade e meio ambiente. O grupo deve analisar o que já saiu do papel desde o início da atual gestão.
Farão parte os secretários das seguintes Pastas: Secretaria de Administração; Secretaria de Comunicação; Secretaria de Desenvolvimento Econômico; Secretaria de Educação; Secretaria de Habitação; Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano; Secretaria de Planejamento e Finanças; Secretaria de Obras Públicas; Secretaria de Saúde e Secretaria de Serviços. Caberá ao secretário da Habitação, Wagner Casemiro, a coordenação dos trabalhos.
Devem ser nomeados ainda o vice-coordenador e o secretário-executivo. O Grupo de Trabalho vai avaliar as ações empreendidas para fins de cumprimento do plano de governo pelas secretarias municipais e realizar reuniões com as demais secretarias “para buscar alternativas reais atinentes à materialização do plano de governo”.

 

Há ainda um prazo de 30 dias para um diagnóstico preliminar e 90 dias para relatório final.
A criação do grupo levanta a questão: o que saiu do papel? Entre as propostas apresentadas no Plano de Governo à Justiça Eleitoral na eleição de 2020, algumas obras e ações já foram concretizadas e outras ainda devem começar.
Há propostas maiores que vão sair após aprovação de financiamentos. Já foi aprovada recentemente a operação de crédito com o Banco do Brasil, no valor de até R$ 38 milhões, para terminar o CIEM III, no Caetetuba. A construção – que consta do Plano de Governo, já começou.
Financiamentos do FONPLATA, ainda a ser aprovado e com a Caixa vão permitir obras de infraestrutura e mobilidade urbana, como a duplicação da Avenida Brasil, também no Plano de Governo.
Já saiu do papel, por exemplo, a implantação do CAPS I e do CAPS AD, para atendimento personalizado de pacientes com transtornos mentais. Também já foram reformadas unidades de saúde, como a ampliação da UBS do Imperial.
Não saiu ainda, na Saúde, a implantação do Programa Hora Certa em todas as unidades de saúde: agendamento e acompanhamento dos horários de atendimento por aplicativo e a ampliação do horário de funcionamento das unidades de saúde de maior demanda.
Na educação, é prevista a universalização do tempo integral, oferecendo atividades o dia todo para os alunos em todas as escolas. Ainda não são todas as unidades que contam com tempo integral.
Mas a Educação Digital já começou a sair, com internet gratuita em todas as escolas, implantação de Laboratório Digital, aulas de robótica e de informática, fornecimento de lousa digital para os professores e tablets para os alunos.
Na segurança, uma das propostas é o Programa “Câmera Cidadã”: Muralha Digital conectada com sistemas particulares de monitoramento, por meio do Centro de Operações e Inteligência (COI), ampliando a cobertura na cidade e conectando os sistemas à Polícia Militar, Guarda Civil Municipal e Polícia Rodoviária Federal. Ainda não houve essa integração.
Mas já tem saído do papel o fortalecimento da estrutura da Guarda Civil Municipal e os investimentos no aprimoramento do aparato tecnológico de inteligência.
Na Habitação, é esperada a entrega de mais de 600 unidades habitacionais para a população de baixa renda: 243 na região do Caetetuba e 400 no bairro Colonial. Ainda não foram concluídos. Já o Programa Cidade Legal, de regularização fundiária, tem avançado bastante.
Outra proposta já implantada pela Prefeitura, esta na área Social, é o atendimento volante de pessoas em situação de vulnerabilidade social nas diferentes regiões da cidade. O CRAS volante está operando há cerca de dois meses.
O Plano de Governo prevê a implantação do Parque Municipal da Juventude: espaço para a prática de esportes, lazer e cultura. A obra ainda não começou.
A Fatec no município vai ser realidade e o Estado já aprovou a construção. A pavimentação e micropavimentação de estradas rurais tem sido feita regularmente.
Entre as obras que ainda precisam ser feitas está a drenagem dos córregos Folha Larga, Figueira e Ana Pires, que deve vir com verba das operações de crédito.
Outras obras também são esperadas até o fim do governo, como a construção de novo terminal rodoviário.