Investimento em saneamento básico beneficia diretamente o meio ambiente

Atibaia demonstra valorização com a sustentabilidade por meio da gestão do esgotamento sanitário.

Todo investimento implica em ações cuja finalidade é a obtenção de um ou mais benefícios, sejam eles a curto, médio ou longo prazo. Quando se trata de investimentos realizados pelo Poder Público, há áreas consideradas prioritárias para que haja o pleno desenvolvimento da sociedade e, entre elas, encontra-se o setor de saneamento básico. Tais serviços estão atrelados à qualidade de vida e bem-estar da população e beneficiam diferentes vertentes sociais como saúde, educação e economia, mas principalmente o meio ambiente.
No dia 05 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente, data criada em 1972, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo principal de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais. “Conviver em harmonia com a natureza é algo que deve ser valorizado e fazer parte das ações do dia a dia corporativo. Aqui na empresa, essa consciência ambiental está fortemente instalada, afinal quando cuidamos da coleta, tratamento e destinação adequados do esgoto, estamos cuidando do meio ambiente”, explica Eduardo Caldeira, diretor operacional da Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo esgotamento sanitário na cidade e que mantém uma Parceria Público-Privada com a SAAE.
A ausência de esgotamento sanitário adequado prejudica diretamente a qualidade do meio ambiente, pois o descarte do efluente não tratado, por exemplo, contamina os cursos d’água afetando todo ecossistema. Lamentavelmente, mais da metade do esgoto do país é despejado nos rios, sem nenhum tratamento. Outro problema ambiental grave é a ausência de coleta e destino adequado do lixo, que afeta não apenas a água, mas também o solo e o ar. “Nossa preocupação com o meio ambiente passa pela gestão do saneamento básico. É impossível termos o equilíbrio da qualidade de vida das pessoas e cuidar dos recursos naturais sem trabalhamos o esgotamento sanitário, por exemplo”, explica Fabiane Santiago, superintendente da SAAE.
A Atibaia Saneamento tem investido fortemente para que cenários caóticos causados pela falta dos serviços essenciais à população e consequente prejuízo ao meio ambiente, sejam solucionados. Para isso, a empresa, junto ao Poder Público, conta com um Plano de Universalização do Esgoto, a fim de que, o município tenha 100% do efluente tratado.
Segundo dados do Ministério das Cidades, mesmo estando presente em apenas 6% dos municípios brasileiros, a iniciativa privada respondeu por 20% dos investimentos realizados no setor de água e esgoto de 2013 a 2016. “Podemos destacar alguns fatores que limitam o interesse da participação privada no setor do saneamento, entre elas, a vontade política, segurança jurídica para realizar os investimentos e agora as adequações cabíveis no marco legal. Aqui em Atibaia encontramos administradores conscientes que fortalecem essa parceria entre o público e o privado rumo a universalização do serviço”, destacou explica Mateus Banaco, diretor administrativo financeiro da Atibaia Saneamento.