Em tratamento, bicho-preguiça resgatado em Embu-Guaçu se alimenta de plantas nativas da região

Com uma alimentação baseada em folhas, o animal resgatado se mostra reativo para a embaúba.

 A rica flora brasileira é muito importante para a nutrição dos animais que chegam diariamente ao Cras, como é o caso deste bicho-preguiça fêmea, resgatado em Embu-Guaçu na semana passada, com uma contusão no membro. Ela alimenta-se principalmente de folhas e uma das suas prediletas é a embaúba, espécie nativa da nossa região e que está sendo ofertada em sua alimentação.

“Foi preciso um tempo para ela se acostumar com o ambiente, no qual estamos deixando mais úmido, pois sua saúde pode piorar pelo fato de não estar em seu habitat, mas já está respondendo bem. Agora que começou a se alimentar, vamos continuar com as observações com foco em seu comportamento, para evitar futuras consequências”, comenta Amanda Nanni, biomédica da Mata Ciliar.

A relação e interdependência entre fauna e flora é um rico aprendizado, já que uma serve de alimento para o outro e, ao mesmo tempo, os animais ajudam a dispersar suas sementes. “A embaúba serve de alimento para herbívoros como as preguiças, além de seus frutos, que também são muito atrativos para aves, morcegos e outros. Elas são consideradas espécies pioneiras e são utilizadas em nossos projetos de restauração florestal”, explica Raul Colagrande, biólogo da Mata Ciliar.

 

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.