Chegada de aves vindas do tráfico à Mata Ciliar aumenta mais de 80% em relação a 2022

Entre junho e julho de 2023, chegaram 415 indivíduos, aumento preocupante em comparação ao mesmo período do ano passado, sendo registrado 220 animais.

 

Na segunda-feira (31), fechamos o mês de julho com uma triste realidade após receber, da Guarda Municipal de Campo Limpo Paulista, mais uma apreensão de aves oriundas do tráfico. De acordo com nossos registros, houve um aumento preocupante da chegada desses animais à Associação Mata Ciliar. Entre os meses de junho e julho de 2023 vieram 415 indivíduos, aumento de mais de 88% em comparação ao mesmo período do ano passado.

No caso de segunda-feira, chegaram 10 aves que estavam sendo mantidas em condições precárias, sendo um sabiá-barranco, um sabiá-laranjeira, um bigodinho, um canário da terra, dois coleirinhos, um azulão e três trinca-ferro.

“Assim que chegaram, em uma primeira análise do aspecto geral, já deu para perceber que eles não estavam sendo bem tratados, pois as gaiolas estavam muito sujas e alguns não estavam com a alimentação correta. Além disso, os problemas individuais dos animais, como um trinca-ferro com anilha falsa, um azulão com má formação no membro, uma coleirinha com carrapato próximo do olho, várias com crescimento excessivo das unhas devido à má nutrição e lesões diversas”, pontua Júlia Freitas, veterinária da Mata Ciliar.

Agora, os animais continuarão em observação e tratamento para depois iniciarem os processos de reabilitação, sob os devidos cuidados de nossa equipe e, assim, possam ter outra oportunidade de viverem livres em meio à natureza.

O município de Campo Limpo Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

 

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade