Julho Amarelo promove conscientização sobre as hepatites virais

Sabin Atibaia orienta sobre os tipos da doença e principais formas de prevenção.

             Durante o mês de Julho, é realizada a campanha nacional do Laço Amarelo, com o intuito de reforçar as ações de prevenção, vigilância e controle de hepatites virais. Há vários tipos de doença, sendo elasmedicamentosa, autoimune, alcóolica e também as doenças infecciosas, causadas por tipos diferentes de vírus, sendo os principais no Brasil A, B, C, D e E. De acordo com o vírus causador, ela pode apresentar diferentes formas de contágio, portanto é fundamental o compartilhamento de informações de qualidade como um alerta para a população.

Entre as maneiras de transmissão, destacam-se ingestão de alimentos mal lavados e água contaminada (hepatites A e E), transmissão através do sangue, como compartilhamento de agulhas e seringas contaminadas (hepatites B, C e D), por meio de relações sexuais desprotegidas com portadores de hepatite B, por exemplo, além da transmissão vertical (passada da mãe para o feto).

Em comum, todos esses vírus apresentam predileçãopelas células hepáticas, causando inflamação (hepatite) que pode evoluir para cirrose. Em casos avançados, o fígado torna-se incapaz de funcionar corretamente (insuficiência hepática), com maior risco de hepatocarcinoma, podendo evoluir para necessidade de transporte hepático, óbito, entre outras complicações.

Além da cautela, é necessário salientar também a importância da vacinação contra as hepatites virais. “Uma população vacinada, é uma população mais protegida”, afirmaa Dra. Flávia Rossini, Infectologista do Sabin Atibaia. A vacina é uma importante forma de prevenção contra as hepatites do tipo A e B, sem contar que, “estar imunizado contra a hepatite B também promove proteção à hepatite D, uma vez que seu vírus se instala somente em organismos já infectados por ela”, completa a médica Infectologista.

O Sabin Atibaia reforça a importância da campanha do Julho Amarelo em prol da conscientização e proteção da população. “Nossa ideia é ampliar o conhecimento sobre o assunto para que mais pessoas tenham acesso ao diagnóstico, que é simples e acessível, e às vacinas e não sofram com as complicações das hepatites virais. Afinal, promover a prevenção contra as principais formas de contágio e estimular a vacinação sãoesforços coletivos necessários para o fortalecimento da luta contra essas infecções”, finaliza da Dra. Rossini.

Sobre o Sabin Atibaia: O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, atualmente, é referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Tem ampla capacidade de atendimento integrado a um ambiente acolhedor e humanizado. O Hospital conta com mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores.

Além dos pacientes particulares, o Sabin Atibaia, como é chamado, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos, atendendo mais de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.