Tenda Solidária contará com quitutes produzidos por mulheres do Programa de Inclusão Produtiva

Espaço do Fundo Social nas festividades de 358 anos de Atibaia estará com diversos produtos realizados pelo grupo, nos três dias de festa no Centro de Convenções.

Incentivando o desenvolvimento humano da população usuária dos serviços da assistência social, o Núcleo de Inclusão Produtiva é uma iniciativa da Prefeitura em parceria com o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Voltado para pessoas em situação de vulnerabilidade social, o programa pioneiro na região oferece uma série de atividades que buscam favorecer a inclusão por meio desenvolvimento humano e, pela segunda vez, mulheres participantes estarão com seus produtos à venda na Tenda Solidária do Fundo Social de Solidariedade, no Centro de Convenções, com o objetivo de evidenciar o trabalho desenvolvido.

Ao longo dos três dias de festividades nas comemorações dos 358 anos de Atibaia, o grupo de mulheres comercializará itens produzidos no Núcleo de Inclusão Produtiva, como bolos, cuscuz e deliciosos doces, destacando o clima junino e levando com carinho o trabalho culinário realizado no espaço. “Significa que realmente deu certo. O que eu aprendi aqui nos cursos realmente deu certo e nós venderemos muito, todo mundo tem que ir lá provar”, convida Fabíola Nicoletti, participante do grupo que estará com os quitutes à venda no aniversário da cidade.

São diversos cursos voltados para culinária, além de corte e costura, promovidos ao longo do ano para pessoas residentes em Atibaia e maiores de 18 anos, com prioridade nas vagas para moradores inscritos no Cadastro Único. Os participantes são acompanhados e/ou encaminhados pelos Centros de Referência da Assistência Social (CRAS), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua (Centro Pop) e Departamento de Segurança Alimentar.

Fabíola Nicoletti

Cursos como fabricação de ovos de páscoa e bombons, fabricação de pizza e salgados assados, fabricação de cupcakes e bolos caseiros, modelagem de roupas femininas, entre outros, são oferecidos no local, com inscrições antecipadas sempre divulgadas nos canais oficiais da Prefeitura.

“Pra mim, está sendo algo inusitado. Quando você faz uma produção para pessoas que você nem imagina experimentando aquilo que você faz, é conseguir trazer um aconchego, é mostrar a sua capacidade e pra que você veio” conta Priscila Meirelles Dias, participante do programa.

O Núcleo de Inclusão Produtiva promove a inclusão e o desenvolvimento humano dos atendidos, além de oferecer oportunidades de emprego formal, empreendedorismo e projetos de economia solidária na cidade. Mais informações pelo celular/WhatsApp (11) 97443-8930.

Priscila Meirelles Dias