Circuito Municipal de Natação reuniu mais de 100 crianças no CIEM II

Projeto das Escolas Municipais de Atibaia (EMA) atende cerca de 1.200 crianças de 26 escolas, com idades entre 8 e 11 anos.

Mais uma etapa do Circuito Municipal de Natação reuniu 136 crianças do Projeto EMA – Escolas Municipais de Atibaia e da A3 Associação Aquática de Atibaia, durante evento no último sábado, 17 de junho, no CIEM II. O projeto EMA é de iniciativa da Prefeitura de Atibaia, por meio das secretarias de Esportes e Lazer e de Educação, e atende cerca de 1.200 crianças de 26 escolas, com idades entre 8 e 11 anos.

Neste ano, o Circuito Municipal de Natação está sendo distribuído em quatro etapas, sendo duas no primeiro semestre e outras duas no segundo, tendo como novidade os alunos participantes do projeto EMA em uma competição junto aos atletas que já estão representando Atibaia, em parceria com a A3 Associação Aquática de Atibaia. A primeira etapa ocorreu no dia 6 de maio.

“Reforço aqui o meu compromisso de fortalecer cada vez mais o esporte na nossa cidade, dando condições e estrutura para formação de novos atletas, e o mais importante, para a formação de pessoas”, afirmou o prefeito Emil Ono, presente no evento de sábado.

O Circuito Municipal de Natação tem como objetivo promover a interação dos alunos do projeto EMA, incentivando a prática do esporte e seu aperfeiçoamento, além da promoção da saúde.

Maria Clara Santana
Maria Clara Santana

A aluna Maria Clara Santana, de 10 anos, iniciou a natação em 2022 pela escola CIEM I, no projeto EMA, e neste ano entrou para a equipe avançada A3. “Está sendo muito importante para minha vida, meu desenvolvimento, aprender a importância da competição e de ser uma boa atleta. Espero me destacar e representar muito bem minha equipe e minha cidade”, disse Maria Clara.

A natação é um esporte que melhora a força dos músculos e trabalha todo o corpo, estimulando as articulações e ligamentos, bem como o controle de peso. A prática do esporte aeróbico é indicada para todas as idades por ser um tipo de atividade física que melhora a capacidade cardiorrespiratória, agilidade, força e velocidade, além de ajudar a desenvolver a coordenação, o equilíbrio e as habilidades psicomotoras.

A atleta Antonella Garcia Andrade, da A3 Atibaia, treina diariamente para participar de competições representando o município. “Natação me faz muito bem! Me ajuda a ser uma pessoa determinada para bater meus recordes pessoais e transforma os meus dias ruins em bons. Sou apaixonada por esse esporte e nenhum outro poderia ser tão completo quanto este. Sou apaixonada pela natação!”, contou.

Antonella Garcia Andrade
Antonella Garcia Andrade