Empresa de saneamento adota meio sustentável para o descarte de lodo em Atibaia

Resíduo é transformado em adubo e beneficia o meio ambiente.

A fim de reduzir os impactos causados ao meio ambiente, a Atibaia Saneamento, empresa responsável pelo serviço de esgotamento sanitário na cidade e que mantém uma parceria público-privada com a SAAE, adotou um método mais sustentável para a realização do descarte de lodo, que é o resíduo gerado dentro do tanque de aeração durante o processo de tratamento de efluentes.
A partir de agora, o composto de massa orgânica é encaminhado para uma empresa de Jundiaí/SP, que faz a reciclagem e o reaproveitamento destes resíduos, transformando-os em adubos e fertilizantes ricos em nutrientes. Desde a introdução deste método, a empresa de esgotamento sanitário já destinou, aproximadamente, 99,29 toneladas de lodo, uma média mensal de 19,85 toneladas. Estima-se que, semanalmente, sejam retiradas oito caçambas com 5m³.
Indiara Guasti, gerente operacional da Atibaia Saneamento, conta que essa solução é considerada uma das alternativas ambientalmente mais seguras, sustentáveis e que atende a legislação vigente. “Esta iniciativa, pioneira no grupo Iguá, é totalmente benéfica ao meio ambiente, afinal o que seria lixo, é transformado em fertilizantes ricos em nutrientes para a agricultura. Tudo isso fortalece as atitudes priorizadas pela Iguá Saneamento que defende que a Sustentabilidade é a base”, ressaltou a gerente.

Deixe uma resposta