Atibaia se mobiliza no enfrentamento à violência sexual contra crianças e adolescentes

Caminhadas no Cerejeiras e no Caetetuba marcaram Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Na quinta-feira, 18 de maio, aconteceu o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, e Atibaia fez bonito nessa luta, mobilizando caminhadas realizadas no Jardim Cerejeiras e no Caetetuba.

Em Atibaia, o movimento reuniu a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) da Prefeitura, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), o Conselho Tutelar de Atibaia e a ONG Mater Dei em torno da campanha “Faça Bonito: proteja nossas crianças e adolescentes”, disponível no site https://www.facabonito.org/ .

A data de 18 de maio faz alusão ao caso Araceli Crespo, menina de 8 anos que foi sequestrada, violentada e assassinada em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória, no Espírito Santo. Durante todo o mês de maio, mas especialmente nesse dia, campanhas procuram sensibilizar e mobilizar a sociedade na luta em defesa dos direitos da infância e da juventude.

É importante ficar atento a qualquer mudança nas reações de crianças e adolescentes e, ao testemunhar, ficar sabendo ou suspeitar de violências sexuais, denunciar. O Disque 100 é um serviço telefônico de recebimento, encaminhamento e monitoramento de denúncias de violação de direitos humanos. As ligações são anônimas e o atendimento é 24 horas, todos os dias da semana. As denúncias também podem ser encaminhadas diretamente para o Conselho Tutelar de Atibaia pelos telefones 4402-1930 e 4418-2030, ou ainda por e-mail: conselhotutelaratibaia@hotmail.com .