Vacinação supera meta federal junto a profissionais de saúde e idosos em Atibaia

Pessoas de grupos prioritários ainda devem procurar um dos 14 pontos de vacinação da Prefeitura distribuídos por Atibaia até o dia 30, das 7h às 16h, para vacinação.

 

 

A Campanha Nacional de Vacinação contra Influenza deste ano foi antecipada em virtude da pandemia de COVID-19 e, por isso, desde o dia 23 de março está sendo realizada em quatro fases distintas junto aos grupos prioritários estipulados pelo Ministério da Saúde, que anunciou recentemente a prorrogação da campanha até o dia 30 de junho em todo o Brasil. Atibaia, conforme o último balanço da Secretaria de Saúde – do dia 5 de junho, já que a atualização acontece sempre às sextas-feiras – superou a meta definida pelo Governo Federal, de 90%, junto a dois grupos prioritários entre os mais suscetíveis a riscos: o de idosos, com 22.140 doses (134,64%); e o de trabalhadores da área da saúde, com 4.973 (108,96%).
Além disso, no município, das crianças com mais de 6 meses e menos de 6 anos, 6.252 (64,61%) foram vacinadas; mulheres no pós-parto até 45 dias (puérperas) somam 140 doses aplicadas (55,12%); gestantes somam 605 vacinas (39,13%); e adultos de 55 a 59 anos, incluídos na última fase da campanha, somam 1.654 doses (26,73%).
Em Atibaia também já foram distribuídas 453 doses de vacina ao grupo prioritário formado pelos policiais, bombeiros e profissionais da área de segurança pública e salvamento; 1.442 doses a caminhoneiros, cobradores e motoristas do transporte público; 9.468 doses a portadores de doenças crônicas; e 953 doses aos professores, incluídos na última fase da campanha.
As pessoas dos grupos prioritários incluídos nas diferentes fases da campanha que ainda não se vacinaram este ano contra a Influenza devem continuar procurando um dos 14 pontos de vacinação da Prefeitura distribuídos por toda a cidade, das 7h às 16h, para receber a dose da vacina. Apesar de não imunizar contra o Coronavírus, a vacina previne do ataque dos vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, os tipos mais comuns no Brasil, evitando uma eventual infecção dupla que poderia sobrecarregar o sistema respiratório e causar complicações graves. Mesmo quem já recebeu a dose no ano passado deve se imunizar de novo, pois conforme alerta do Ministério da Saúde houve alteração de duas cepas de vírus.

Confira os postos de saúde com vacinação contra Influenza em Atibaia:
– UBS Centro – Rua Castro Faffe, 201 – Centro;
– UBS Alvinópolis – Rua Padre Feliciano Grande, 480 – Alvinópolis;
– UBS Ana Cecília Batista de Sá – Rua Ouro Preto, 700 – Flamenguinho;
– UBS Santa Clara – Av. Flávio Pires de Camargo, 1200 – Caetetuba;
– USF Cerejeiras – Rua Washington Luís, 180 – Jd. Cerejeiras;
– USF Ana Nery (USF Imperial) – Rua Pacaembu, S/N – Imperial;
– USF Majuca Macedo (UBS Portão) – Rua Antonio Cunha Leite, S/N – Portão;
– USF Itapetinga – Rua Gerânios, 25 – Retiro das Fontes;
– UBS Maracanã – Rua João Neto, 580 – Maracanã;
– USF Pompeu Vairo (Rio Abaixo) – Estrada do Mingu, S/N – Rio Abaixo;
– USF Boa Vista – Estrada Municipal Juca Sanches, S/N – Boa Vista;
– UBS Tanque – Estrada Velha de Bragança Paulista, 2450 – Tanque;
– USF Cachoeira – Estr. da Cachoeira, S/N – Cachoeira;
– UBS Herconides Martins de Oliveira – Estrada Hisaichi Takebayashi, 8000 – Usina.