3ª Mostra Atibaia no Foco acontecerá em 28/1 com workshop e debates

Além de filmes que usaram Atibaia como cenário, 3ª edição terá produções do interior paulista que conquistaram festivais, com a presença de seus realizadores.

Será realizada no próximo dia 28 de janeiro a 3ª Mostra Atibaia no Foco, projeto que visa recuperar e colocar foco nas produções realizadas na cidade e promover debates a respeito destas obras para formação e consciência do potencial artístico e histórico do município. O evento ocorrerá no auditório do Cine Itá Cultural (R. Visconde do Rio Branco, nº 51, Centro), das 10h às 23h.

Nesta 3ª edição, além de filmes que usaram Atibaia como cenário, a Secretaria Municipal de Cultura ampliou para experiências envolvendo obras cinematográficas do interior paulista que conquistaram festivais, com a presença de seus realizadores, e apresentará o ICine – Fórum de Cinema do Interior e Litoral Paulista.

Vão acontecer também workshops e projeções seguidas de debate com seus realizadores, produtores e elenco em torno dos filmes realizados durante a pandemia em Atibaia, que tiveram apoio da Prefeitura de Atibaia.

Confira programação da 3ª Mostra Atibaia no Foco:

10h – 12h – Workshop – Direção de Arte com a diretora de arte Mariana Atauri
A oficina vai apresentar os principais conceitos da direção de arte a partir de uma abordagem teórico-prática, transitando por estudos de caso, práticas de produção e análise de trechos de filmes.

13h- 15h – Workshop – Direção de Arte com a diretora de arte Mariana Atauri
Abordará a importância da pesquisa e das referências visuais, do contexto histórico, da escolha de locações, da definição de figurinos e dos objetos de cena – incluindo a definição da paleta de cores – para o desenvolvimento da história.

15h15 – 18h – Apresentação do ICine – Fórum de Cinema do Interior e Litoral Paulista com Diego Costa e Rodrigo Campos
15h30 – Projeção ICine dos filmes:
“A Aventura da Primeira Bicicleta” – 15’ (Brasil- Aguas de Lindóia-SP) – Carlos Henrique da Costa – Mostra Festival de Vitória- ES
“Lugar de Ladson” – 21’ de Rogerio Borges (Brasil-Rio Claro -SP)

Debate regional com leitura da carta de princípios do ICine e debate sobre as Leis Aldir Blanc e Paulo Gustavo com os realizadores Carlos Henrique da Costa e Rogerio Borges, e também com Cintia Marilia Bertini, Alexandre Cruz e Hiro Ishikawa, do ICine.

19h – 21h – 3ª Mostra Atibaia no Foco – Filmes que usaram Atibaia como cenário
● “Rã”, de Ana Flavia Cavalcanti e Julia Zakia – 15’ – 2019
● “Lado a Lado”, de Gleison Mota – 18’30’ – 2022
● “Amei te Ver”, de Ricardo Garcia – 20’ – 2022
● “Strippers”, de Juliano Luccas – 15’ – 2022

Logo após, sessão debate sobre a importância da Film Commission em Atibaia com realizadores, convidados do ICine – Rodrigo Campos, Rogerio Borges, Diego Costa, Flavia Amaral Rezende (Compocat), Charles Geraldi (produtor) e Katia Ludemann, curadora da Mostra – núcleo audiovisual Atibaia.