Ocupa Atibaia conta com espetáculo Tuingo e Bastião – Uma Dupla de Baião

Neste domingo, dia 17, às 16h, as famílias atibaienses poderão apreciar um novo espetáculo: Tuingo e Bastião – Uma Dupla de Baião. Produzido pela Incubadora de Artistas em parceria com a Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Cultura, a apresentação acontecerá na área externa do Centro Cultural André Carneiro e faz parte das ações do projeto Ocupa Atibaia. Além da peça teatral, a iniciativa também conta uma dezena de projetos artísticos definidos por meio de um dos maiores editais de intervenção urbana do Brasil, que abrange variadas modalidades culturais.
O show-riso interativo Tuingo e Bastião – Uma Dupla de Baião homenageará Luiz Gonzaga, Dominguinhos e outros artistas populares que também trabalham ou trabalharam com músicas cômicas em suas atividades, como Tiririca, Seu Faceta e Os Trapalhões. O espetáculo é livre para todos os públicos, com entrada é gratuita. Não é necessário retirar o ingresso previamente.
A peça aborda a história do palhaço Tuingo e do músico Bastião, uma dupla excêntrica, cada um na sua especialidade, mas que aparentam ter algo em comum: a música. Após ficar desempregado, Tuingo recebe um convite para auxiliar Bastião em seus shows. Vendo que o músico tem dificuldade para criar um repertório, o palhaço conta, por meio da música, alguns causos de sua vida. Com isso, Tuingo consegue mostrar seu lado compositor e cantor, o que nem sempre pode ser uma boa ideia.
O projeto “Residência Artística Incubadora de Artistas” tem o propósito de servir como residência temporária para artistas que desejam desenvolver projetos em artes visuais no município Atibaia. No retorno para suas cidades de origem, os artistas participantes fazem uma devolutiva da experiência que vivenciaram. A residência artística é uma plataforma para a atuação e uma reflexão sobre práticas artísticas, centrada na necessidade de planejar a produção de forma crítica e como geradora de conhecimento. Essa prática estimula a pesquisa e novos caminhos na formação do artista.
Ocupa Atibaia
O Ocupa Atibaia é uma iniciativa idealizada e produzida pela Incubadora de Artistas, com apoio da Prefeitura de Atibaia. Até o fim de maio, dez projetos de trabalhos de arte de rua serão realizados na cidade. O projeto foi selecionado entre centenas de projetos do Estado de São Paulo e promove a arte e o fomento ao setor cultural em Atibaia.
Com a iniciativa, os grafiteiros TRUFF TK e Nick Zombie realizaram o Mural EPHEMERAL GRAFFITI, na Avenida Jerônimo de Camargo. Já o Cine Itá Cultural recebeu um grafite realizado pelos artistas OdéFrasão e Tuka em homenagem ao desenho animado Moranguinho, com uma releitura moderna em um universo mágico de morangos, remetendo à memória do desenho animado que marcou a infância de diversas crianças.