1º Diabetes Day Atibaia acontece dia 27 e promove conscientização sobre a doença

Ação gratuita ao público será realizada no Ginásio Cido Franco, no bairro Atibaia Jardim, das 9h às 12h.

No próximo dia 27 de novembro, das 9h às 12h, no Ginásio de Esportes Dr. José Aparecido Ferreira Franco “Cido Franco (Av. Dr. Joviano Alvim, s/n, Atibaia Jardim), acontece o 1º Diabetes Day Atibaia, ação de conscientização sobre o diabetes, em alusão ao “Dia Mundial do Diabetes”, celebrado em 14 de novembro.

Voltado a toda a população, adultos e crianças, com ou sem diabetes, o evento contará com orientações de especialistas da área da Saúde, testes de glicemia, dicas de nutrição, entre outros cuidados com a saúde. O objetivo da ação é apresentar novas maneiras de conviver com essa doença, além de divulgar informações aos participantes do encontro e proporcionar atividades lúdicas para crianças portadoras da condição.

Às 9h30 está prevista uma corrida das crianças, de 50 m a 100 m, divididas por idade, sendo que todas receberão medalha de participação e kit lanche. Ao término da corrida, as crianças poderão conhecer “estações” com informações sobre o diabetes, com atividades recreativas e educativas abordando sinais e sintomas, ação da insulina, monitorização da glicemia, tratamento, atividade física e nutrição. Durante o evento também haverá orientações sobre diagnóstico precoce, com possíveis sinais e sintomas de alerta de diabetes Melitus, além de realização de testes de glicemia.

O “Dia Mundial do Diabetes” foi estabelecido em 1991 pelo esforço conjunto da Organização Mundial de Saúde (OMS) e da Federação Internacional de Diabetes (IDF). A data busca garantir melhor entendimento sobre o tema, além de instruir sobre maneiras mais eficientes para prevenir a doença.

A proposta de realização do evento foi encaminhada à Prefeitura pelo vereador Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth (Pi do Judô). “Este projeto, além de promover exames e maneiras de prevenir a doença, busca trazer formas de conviver melhor com o diabetes e realizar atividades lúdicas e educativas com crianças portadoras da condição. Gostaria de agradecer a todos os participantes desta ação, que, mais uma vez, pôde sair do papel graças à união das secretarias da Prefeitura”, afirmou o vereador em Tema Livre durante a sessão legislativa do último dia 8.