Prefeitura expande, moderniza e torna mais sustentável sistema de iluminação pública de Atibaia

É a maior extensão de rede de iluminação que a Administração Municipal realizará desde que assumiu a Iluminação Pública, em 2014.

Com o objetivo de proporcionar mais segurança e bem-estar a pedestres e motoristas, a Prefeitura da Estância de Atibaia programou uma série de obras para extensão e revitalização da iluminação pública em diversos pontos da cidade.

O planejamento elaborado pela Secretaria Municipal de Obras Públicas envolve diferentes bairros e permitirá a circulação pelas vias públicas com mais segurança e conforto. São eles: Estrada Hisaichi Takebayashi, no bairro da Usina – Trecho 01; Avenida Mitsiuki Kurosawa – Alvinópolis II (ambas a partir de novembro); ruas Cegonha, Daniel Leite e Estrada dos Coqueiros, no Portão e Rua Gennaro Ricco, no Mato Dentro (essas últimas com previsão para começo de 2023). Será a maior extensão de rede de iluminação que a Administração Municipal realizará desde que o Poder Público assumiu a Iluminação Pública, em 2014.

Outros locais, como Lago do Major, lateral da Igreja Matriz e Igreja do Rosário, já estão passando por obras de revitalização da iluminação, com previsão de entrega para a primeira semana de novembro. A substituição de lâmpadas de sódio por luminárias LED vai envolver 1.200 pontos, usando recursos próprios, em diversos logradouros.

As luminárias que serão utilizadas na execução das obras são específicas para iluminação pública e de tecnologia LED, que são mais eficientes, duráveis, econômicas e sustentáveis. Diferentemente das convencionais, que utilizam filamentos metálicos, radiação ultravioleta, descarga de gases, dentre outras técnicas para transformar energia elétrica em luz, as lâmpadas de LED utilizam um componente eletrônico semicondutor, mesma tecnologia utilizada nos chips dos computadores, para fazer essa transformação.