Como reduzir o custo de aquisição de cliente

Toda venda temcustos que, na maioria das vezes, acabam não sendo contabilizados pela empresa.
Um deles é o CAC, Custo de Aquisição de Cliente.
O CAC é aquele custo que provém da soma dos gastos com marketing e com o departamento de vendas, dividido pelo numero de clientes conquistados durante o mês.
Então por exemplo, se sua empresa investe R$ 5.000,00 por mês em marketing mais R$ 10.000,00 por mês com o departamento de vendas e fez 15 vendas no mês, o CAC deste mês é de R$ 1.000,00.
Não importa se sua venda é direta (e-commerce) ou consultiva, o CAC sempre vai existir.
E como definir o CAC ideal?
Bom, isso vai depender de cada empresa, de cada produto ou de cada serviço prestado.
Mas agora que você já sabe o quanto o CAC pode afetar o lucro de uma venda, chegou a hora de descobrir qual valor desse custo e como fazer para otimizá-lo.
Se seu investimento em marketing é disperso, ou seja, você investe em vários tipos de mídias ao mesmo tempo, como jornal, rádio, google, outdoor etc., fica um pouco mais desafiante você descobrir o valor do CAC de cada mídia separada, porém é possível saber, em termos gerais, quanto você está pagando por cada venda.
Some todo seu investimento em marketing e a quantidade de vendas feitas no mês e descubra o seu CAC.
E agora, como fazer para reduzir esse custo?
Por exemplo, hoje em dia as pessoas preferem fazer contato pelo WhatsApp ao telefone.
Mas tem situações que o e-mail é o canal ideal para se fechar uma negociação.
Então descobrir qual é o canal ideal para que você retenha o máximo de vendas possível é o primeiro caminho a ser detectado.
Dar uma atenção especial ao departamento de vendas é parte fundamental para que uma venda seja concluída com sucesso.
Treinar os vendedores para que eles saibam como atender o cliente que vem de cada tipo de mídia de marketing é fundamental, pois cada mídia traz um perfil de cliente específico.

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