Urna de Atibaia foi sorteada para auditoria no TRE-SP

O evento do TRE teve a participação de 32 entidades da sociedade civil convidadas a fiscalizar o processo de votação.  

O Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP) realizou na manhã do último sábado (1° de outubro) cerimônia para a seleção das urnas eletrônicas que passariam pelo Teste de Integridade e pelo Teste de Autenticidade nas eleições deste ano. Atibaia forneceu uma das 33 urnas eletrônicas selecionadas para o Teste de Integridade; 27 foram levadas de todas as regiões do estado de São Paulo até o Centro Cultural São Paulo, na capital paulista. O Juiz da 16ª Zona Eleitoral, Dr. Rogério Correia Dias, acompanhou todas as providências no Cartório Eleitoral de Atibaia, na tarde de sábado.

O evento do TRE teve a participação de 32 entidades da sociedade civil convidadas a fiscalizar o processo de votação, como Ministério Público, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Sociedade Brasileira de Computação, Federação das Indústrias de São Paulo (Fiesp), entidades do Sistema S, partidos políticos, Exército, entre outras. Também participaram da cerimônia 17 representantes de organizações internacionais que vieram acompanhar as eleições no Brasil.

A indicação das entidades que selecionaram cada urna a ser auditada foi feita por sorteio. As cidades de onde saíram as urnas foram: Paraguaçu Paulista, Maracaí, Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Palestina, Olímpia, Novo Horizonte, Garça, Jaú, Ribeirão Preto, Franca, Ituverava, Ubatuba, Taubaté, Campos do Jordão, Atibaia, Louveira, Aguaí, Holambra, Tietê, Botucatu, Tatuí, Cananeia, Praia Grande, Peruíbe, Cubatão e Taboão da Serra.

Para a presidente da Seção São Paulo da OAB, Patrícia Vanzolini, que escolheu uma das urnas, esse procedimento é importante para que a população tenha segurança de que não existe nenhuma possibilidade de fraude e que as urnas funcionam corretamente. “As urnas foram escolhidas de forma absolutamente aleatória, submetidas a auditoria, confirmando que o sistema todo é confiável. É um sistema muito transparente, para dar segurança ao eleitor de que o voto que ele deposita é contabilizado corretamente”, disse a presidente da OAB SP.

A procuradora regional eleitoral de São Paulo, Paula Bajer, também elogiou o processo: “São Paulo tradicionalmente tem eleições tranquilas, as pessoas podem votar com segurança”. O desembargador Roberto Maia, presidente da Comissão de Auditoria da Votação Eletrônica, lembrou que a realização de auditorias nas eleições não é novidade: “A urna eletrônica é usada no Brasil há 26 anos e há 20 anos existe essa auditoria. A cada ano ela é ampliada, aperfeiçoada, porque a urna e os sistemas de segurança vão sendo modernizados, e a cada ano isso vai evoluindo”.

O presidente do TRE-SP, desembargador Paulo Galizia, afirmou que a missão do tribunal é a organização das eleições com segurança. “Não estamos preocupados com o resultado das eleições, mas sim em entregar ao eleitor a possibilidade de exercer o seu voto com tranquilidade. Nesse aspecto, nós temos trabalhado muito bem, todas as etapas vêm sendo cumpridas. Estamos nos esforçando como nunca para que esta eleição se realize em paz. Nós temos todas as condições para isso”, garantiu.