6º Festival Gastronômico de Atibaia garantiu a comercialização de mais de 3 mil pratos

Edição deste ano contou com 57 estabelecimentos participantes oferecendo combos com três itens entre entrada, prato principal, sobremesa e bebidas.

O Festival Gastronômico de Atibaia já se consolidou no município e hoje é uma receita de sucesso para fomentar o setor gastronômico da cidade. Na 6ª edição do festival mais de 3 mil pratos foram comercializados pelos 57 estabelecimentos participantes. A cerimônia de encerramento do Festival Gastronômico, que aconteceu de 5 de agosto até 18 de setembro, foi realizada na noite desta segunda-feira (3) e premiou os três melhores estabelecimentos escolhidos por votação on-line do público: 1 – Tocco Burger; 2 – GelaFrutti; e 3 – Lanchonete Asa Delta; e outros três definidos pela avaliação técnica: 1 – Bar da Grotta; 2 – San Costilla Empório Gourmet; e 3 – Brits Gastronomia Vegetariana.

Conforme a Secretaria de Turismo da Prefeitura, o objetivo do Festival Gastronômico foi promover e valorizar a gastronomia do município. Os combos gastronômicos foram comercializados no valor fixo de R$ 79,90 e contavam com três itens dentre quatro categorias: entrada, prato principal, sobremesa e bebidas. Nesta edição do Festival não houve a exigência de que a receita contivesse o morango, fruta símbolo de Atibaia, que recebeu o título de “Capital Nacional do Morango” após sanção de lei pelo Governo Federal.

Outra novidade do festival em 2022 foi que, graças a uma parceria da Prefeitura junto ao Convém Supermercados e a Atibaia e Região Convention & Visitors Bureau (ARC&VB), houve uma premiação em vale-compras de mercadorias (com exceção dos produtos do Art. 10 do Decreto nº 70.951/72) da loja do Convém para os três estabelecimentos melhores classificados conforme a avaliação técnica do festival – com atribuição de notas para o sabor, a apresentação e a criatividade da receita e o atendimento do estabelecimento.

As avaliações foram realizadas: em votação on-line no site da Prefeitura pelo público, que recebeu um código com direito a um desconto de 30% nos vinhos de importação própria do Convém Supermercados, parceiro do festival; e por avaliadores técnicos – profissionais da gastronomia caracterizados como clientes ocultos e que visitaram os estabelecimentos ou pediram delivery.

De acordo com a Secretaria de Turismo, a votação aberta ao público permitiu a turistas e munícipes apreciarem os pratos e prestigiarem os estabelecimentos da cidade ao mesmo tempo em que também participaram do festival como avaliadores.

“Registramos nossos agradecimentos aos parceiros do festival e ao público que o prestigiou, assim como nossos parabéns a todos os estabelecimentos participantes, em especial os três destaques via avaliação técnica e os três destaques via votação on-line. Mais uma vez o festival foi um grande sucesso, movimentando a economia local e aquecendo e valorizando o setor gastronômico de Atibaia”, ressaltou o prefeito Emil Ono durante a cerimônia de encerramento, que também contou com a presença do vice-prefeito Prof. Fabiano de Lima; do secretário de Turismo, Bruno Leal; do representante do Convém Supermercados, Marcelo Hayashida, e da representante do ARC&VB, Mônica Fontes – parceiros do festival; além de representantes dos estabelecimentos participantes; entre outras autoridades e membros da sociedade civil.