Vacinação itinerante volta para o Recreio Estoril nos dias 19 e 22

Imunização contra Covid-19 e gripe volta a acontecer no estacionamento do supermercado Atacadão das 9h às 11h e das 15h às 16h.

A campanha de vacinação itinerante contra Covid-19 e Influenza, iniciativa que tem percorrido a cidade nas últimas semanas, volta a acontecer no Recreio Estoril, no estacionamento do supermercado Atacadão (R. Sever do Vouga, 295). A imunização acontece na segunda (19) e na quinta-feira (22), das 9h às 11h e das 15h às 16h.

A caravana da vacinação itinerante, que começou no Atacadão no final de agosto e já passou pela Praça Aprígio de Toledo e pelos terminais rodoviários do Portão e do Jardim Imperial, volta ao Recreio Estoril, seguindo cronograma divulgado semanalmente pela Secretaria de Saúde. A iniciativa busca ampliar cobertura vacinal e reforçar a imunização da população, assegurando maior proteção contra essas doenças. Para se imunizar, basta apresentar documento de identificação com foto e comprovante da última vacinação.

Com o esquema básico (primeira e segunda doses) liberado para adultos de todas as faixas etárias, a vacinação contra Covid-19 em Atibaia, atualmente, tem acontecido da seguinte forma: 1ª dose adicional (ou 3ª dose) liberada para todas as pessoas com 12 anos ou mais, 2ª dose adicional (4ª dose) para profissionais de saúde e pessoas com 30 anos ou mais e 3ª dose adicional (5ª dose) para pessoas com imunodeficiência grave que tenham 18 anos ou mais.

Em relação ao público infantil, crianças a partir dos 3 anos estão liberadas para tomar a vacina contra a Covid-19 (duas doses). Lembrando que a imunização acontece seguindo as determinações do Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE Campinas, regional de saúde do Governo do Estado de São Paulo que atende o município.

Já a vacinação contra a gripe busca minimizar a carga do vírus e reduzir os sintomas, que podem ser confundidos com os da Covid-19. A vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, e tem sua formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.

Vale ressaltar que o Centro Permanente de Vacinação continua funcionando no Centro de Convenções (Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais), de segunda a sábado, das 7h às 19h.