Prefeito Emil Ono fecha 2023 com grandes obras em andamento

O prefeito concedeu entrevista ao jornal O Atibaiense e falou sobre conquistas e projetos para o último ano de mandato.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia tem grandes obras em andamento e outras já programadas. É o que conta o prefeito Emil Ono em entrevista concedida esta semana ao jornal O Atibaiense. Entre as grandes conquistas, estão a finalização da ETA Central, que garantirá água para os próximos 20 anos; a construção do CIEM 3 e a construção de novas unidades de saúde.

Emil conta que há diversas obras para 2024, entre elas a entrega do CIEM 3, da duplicação da Avenida Brasil, da reforma da escola WaldaPaolinetti, da pavimentação do acesso à Pedra Grande e do bairro São Felipe II, da revitalização do Pouso de Asa Delta, entre outras.

Também no próximo ano deve começar a operar a ETA Central, que está em fase final de construção. A estação de tratamento vai garantir água pelos próximos 20 anos em Atibaia. “Ainda na área de saneamento, estamos com cerca de 80% de esgoto tratado, com as ETEsCaetetuba e do Recreio Estoril”, completa Emil.

A Prefeitura já adquiriu o terreno do CIEM 4 e tem em andamento as obras da UBS do Tanque e licitação para a UBS no bairro da Usina, que já teve o lançamento da Pedra Fundamental. “Investimento de quase R$ 3 milhões realizado pela Prefeitura com recursos próprios, a unidade terá 23 salas, incluindo almoxarifado, esterilização, expurgo, copa e sala dos agentes. O novo espaço será construído em um terreno com mais de 5 mil metros quadrados e tem previsão de ficar pronto em janeiro de 2025”.

FONPLATA

Além dos investimentos que garantiram as obras em andamento e em fase de conclusão, Emil explica que com as verbas do FONPLATA, será possível resolver muitos dos problemas históricos da cidade, especialmente em infraestrutura. “A Prefeitura já tem projetos prontos para execução das obras com as verbas do FONPLATA. Elas devem ser iniciadas imediatamente assim que licitadas no próximo ano”, destaca.

Entre as obras previstas estão macrodrenagem com pavimentação da Av. Jerônimo de Camargo, em seu trecho final até a divisa com Jarinu, somando cerca de 3,2 km; e macrodrenagem com pavimentação no bairro Belvedere e Av. Arão Sahm.

“Também estão previstas obras que objetivam combater enchentes na cidade, como a canalização (com aduela aberta, em forma de “U”), tratamento das margens, estudo hidrográfico, entre outros serviços, em alguns dos principais córregos da cidade: da Figueira, Folha Larga, Ana Pires e do Onofre – este último que, simultaneamente à canalização, em uma de suas margens ainda receberá o Parque Linear do Onofre”.

Ainda com verba do FONPLATA está prevista a implantação do Parque da Juventude, na região de Imperial, Caetetuba e Cerejeiras. “Será um grande espaço de esportes e lazer para a população, com pista de caminhada, pista de skate, quadras poliesportiva e de diversas modalidades, entre outros recursos”.

Emil ressalta que as obras previstas passarão por processo licitatório para contratação das empresas, uma etapa que só poderia ser realizada depois da assinatura do contrato – que foi formalizado após um vasto processo iniciado em 2021, quando a Câmara Municipal aprovou a autorização para o seu prosseguimento. Com a aprovação do Legislativo local, o projeto ainda tramitou pelo Senado e Governo Federal até culminar na assinatura do contrato.

VERTICALIZAÇÃO

Atibaia tem cada vez mais prédios sendo construídos e um dos questionamentos é o que o governo tem feito para que esse avanço não prejudique a cidade. Emil explica que um dos grandes avanços do governo foi a aprovação do Novo Plano Diretor que, além de determinar e fixar as áreas urbanas e rurais do município, elenca os parâmetros urbanísticos básicos que nortearão o uso, a ocupação e o parcelamento do solo. “O Plano Diretor baliza a utilização nas áreas com potencial preservação ambiental, incluindo os padrões de altura das edificações, e criando limites para que não se prejudique os aspectos ambientais e paisagísticos da cidade”.

O prefeito diz ainda que, em Atibaia, todos os empreendimentos de edifício com mais de seis pavimentos e todos os loteamentos precisam ser apresentados em audiência pública. “Depois deste processo, há análises de impacto de vizinhança e são exigidas medidas mitigadoras, por meio de um termo de compromisso que o proprietário ou empreendedor firma com a Prefeitura. Há casos em que a Administração Municipal exige a execução de drenagem urbana para solucionar problemas de águas pluviais de ruas, revitalizações de praças ou reforma de uma unidade de saúde”.

“Segundo a Frente Nacional de Prefeitos (FNP), o Plano Diretor de Atibaia foi o primeiro no Brasil a ser estruturado integralmente com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, sendo construído em quatro pilares, com foco no alcance dos ODS da ONU: políticas no âmbito do desenvolvimento, bem-estar, igualdade e justiça social; políticas no âmbito da gestão urbana; políticas no âmbito da economia sustentável; e políticas no âmbito da gestão ambiental”, explica Emil, lembrando que a proposta foi formulada após “um extenso processo participativo, que somou 28 reuniões abertas ao público promovidas pelo Poder Executivo, sendo 18 com setores da sociedade civil organizada e 10 em diferentes regiões da cidade. Já a Câmara Municipal realizou uma série de audiências e reuniões públicas temáticas a respeito do Plano Diretor para ampliar ainda mais o debate junto à comunidade”.

Ainda sobre a verticalização da cidade, Emil diz que a Prefeitura tem trabalhado incansavelmente para melhorar cada vez mais a infraestrutura da cidade. “Na mobilidade, temos obras importantes previstas com o recurso do FONPLATA, que darão ainda mais fluidez aos veículos”. Emil conta que os atendimentos dos serviços públicos também estão sendo ampliados, com abertura de concurso público para melhorar esta oferta. E cita obras como da ETA Central e as estações de tratamento de esgoto para atender ao crescimento da população.

CONSERVAÇÃO DA CIDADE

Outra preocupação da população tem sido com a conservação dos bairros, especialmente nesta época de chuvas constantes. “Estamos fazendo uma parceria com o Centro de Ressocialização de Atibaia para utilizar os reeducandos que estão em regime semi-aberto, em que trabalham durante o dia e dormem no CR à noite, para fazer serviços para o Programa Zeladoria Municipal. Eles ajudarão nos serviços de varrição, pintura, conservação e limpeza de praças. O primeiro número será entre 20 e 25 reeducandos e a previsão de início é a segunda quinzena de janeiro, porque ainda têm que empenhar o valor e isso só é feito em 2024. Também aumentaremos um comboio de manutenção. Temos cinco e passaremos a ter seis no ano que vem”.

BALANÇO ATÉ AQUI

Além de anunciar os projetos para 2024, Emil ainda fez uma retrospectiva das ações de seu governo nesses três anos. Um dos setores que ele destaca é a segurança. “Uma das prioridades da atual gestão, a segurança pública, está recebendo ainda mais investimentos. Agora, 45 novos equipamentos foram instalados na Alameda Lucas Nogueira Garcez, importante corredor gastronômico e de serviços da cidade. Foram 37 câmeras de monitoramento e oito pontos de coleta OCR (leitura de placas de veículos)”, destaca.

Emil explica que as 37 câmeras de monitoramento, que ainda entrarão em operação, serão integradas ao Centro de Operações e Inteligência (COI), referência em ação de segurança pública aliada com tecnologia, chegando agora a cerca de 650 equipamentos de captura monitorados 24 horas. “Nos próximos meses, o número total deve chegar a 2.180 equipamentos, com novos lotes de câmeras entrando em operação. Já os outros oito pontos de coleta OCR, que fazem a leitura das placas de carro, ampliarão a Muralha Digital, que desde 2021 teve um aumento de 364%, expandindo de 25 para 91 os pontos de coleta de dados nos acessos da cidade, em um total de 170 estruturas dessa natureza”.

Outra ação citada é a nova frota para a Guarda Civil Municipal, com onze novas viaturas, sendo dez ativas para operações e patrulhamentos, e uma que ficará como reserva de emergência no Pátio da Guarda.

O prefeito lembra que Atibaia é considerada um dos dez municípios mais seguros do Estado de São Paulo, entre cidades com menos de 200 mil habitantes, segundo o anuário 2023 das Cidades Mais Seguras do Brasil.

Na saúde, Emil comemora o selo prata de boas práticas rumo à eliminação da transmissão de HIV e/ou sífilis de mãe para filho. Ele esteve em Brasília para receber o prêmio.

Emil cita ainda a ampliação da Academia da Saúde e lançamento do Programa de Alzheimer e outras demências. “Com a expansão, terá mais profissionais disponíveis e alcançará um número maior de atendimentos – para cerca de 8 mil por mês, em comparação aos 6 mil atuais”.

O prefeito conta que profissionais do Programa Mais Médicos reforçam unidades de saúde de Atibaia. “Dois médicos estão em processo de contratação, enquanto cinco já estão trabalhando nas unidades de Cerejeiras (2), Tanque (2) e Rio Acima (1), em distribuição feita pela Secretaria Municipal de Saúde de acordo com a demanda”.

A saúde também teve a inauguração da CASAMAR – Casa de Atenção à Saúde da Mulher, cujo objetivo é cuidar da saúde feminina, garantindo tratamento completo e igualitário, com serviços de auxílio em situações consideradas de risco e vulnerabilidade na fase gestacional e a inauguração do CAPS Álcool e Drogas e Infantojuvenil.

Houve também a entrega oficial das obras de ampliação e reforma da Unidade de Saúde da Família Ana Nery, que se tornou a maior unidade de Atibaia.

Na educação, Emil cita as obras avançadas do CIEM 3, que terá capacidade para atender cerca de 540 crianças em período integral e contará com piscina, auditório, salas inclusivas, quadra poliesportiva coberta, ambientes integrados, energia fotovoltaica, aquecimento solar da piscina, entre outros recursos e ambientes modernos e inovadores. Recentemente, foi liberada verba de R$ 13 milhões, de financiamento do Banco do Brasil, para a construção.

“Fizemos a entrega de grandes reformas em escolas, como Paulo Freire, André Franco Montoro e Catarina Maria dos Reis, ampliando também o ensino integral nessas unidades. Inclusive, Atibaia foi convidado pelo Ministério da Educação para expor sua experiência no processo de ampliação da Educação Integral, por ser referência e já ter cumprido a meta nacional”, lembra Emil, acrescentando na educação a entrega de mais de 200 óculos pelo Programa Menina dos Olhos.

Entre as obras previstas, está a assinatura de convênio para construção de mais uma creche no Imperial. Pelo Banco do Brasil, já foram desembolsados R$ 5 milhões para a obra. E há ainda a reforma de mais de 40 unidades escolares.

Para a cultura, o prefeito cita o Carnaval, aniversário da cidade, Semana LGBTQIAPN+ e da Consciência Negra sem nenhum registro de violência, além de valorização dos artistas locais nos eventos. Outra conquista é a Lei Paulo Gustavo, além de diversos editais, para fomentar democraticamente a cultura em Atibaia.

Para o esporte, Emil destaca o investimento recorde em 37 modalidades gratuitas à população e que hoje beneficiam cerca de 10 mil pessoas, contemplando crianças, jovens, adultos, idosos e PCD.

“Lançamos ainda o Programa Municipal de Concessões de Ativos Públicos, com Aeroporto Municipal de Atibaia; Mercado Municipal; Pequena Central Hidrelétrica; Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret; Parque Municipal Edmundo Zanoni; Parque das Águas – Jardim Japonês; Centro de Lazer Municipal Alberto Gavazzi (Parque da Usina); Cidade do Morango (projeto); e Estádio Municipal Salvador Russani”, relembra.

Foi realizada ainda a 1ª Expo Industrial de Atibaia, com a participação de mais de 600 empresas e mais de 20 cidades.

Das obras já entregues, além das já citadas por ele dentro da saúde e educação, Emil lembra a revitalização Praça da Amada, tendo o primeiro espaço pet da cidade, além de academia ar livre e playground novo; além da revitalização da Praça do Migrante Nordestino, reforma do Terminal Rodoviário Ruy Paschoal e inauguração do Complexo Esportivo para o Idoso. Os idosos, aliás, também foram contemplados com o Programa Municipal de Transferência de Renda aos Idosos.

“Atibaia está entre as 100 cidades mais inteligentes e conectadas do Brasil e vai se modernizar ainda mais com a criação do Grupo Especial de Trabalho, com a finalidade de coordenar todas as ações de desenvolvimento e implantação do Projeto de Modernização da Gestão, Eficiência Energética de Prédios Públicos e Promoção do Desenvolvimento Econômico e do Turismo”, completa.