Crea-SP bate novo recorde de fiscalização de atividades no Estado

Resultado de 2022 já supera o ano passado, com mais de 292 mil ações.

Foto divulgação CREA

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado de São Paulo (Crea-SP) marca um novo recorde de fiscalização das atividades profissionais que envolvem as áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências em todo território paulista. Foram 292.257 operações nos últimos oito meses, ultrapassando o total alcançado em 2021. A meta do Crea-SP é chegar a 400 mil ações até o final do ano.
O resultado destaca ainda a crescente evolução que é marca dos esforços do Crea-SP para qualificar os serviços prestados nos 645 municípios. De 2015 a 2021, por exemplo, as operações aumentaram cerca de 900%, culminando no número histórico do ano passado (291.234 ações).
Para a vice-presidente no exercício da Presidência do Conselho, Eng. Lígia Marta Mackey, o comprometimento das equipes é o que tem inspirado a forte presença do Crea-SP em todo o Estado. “Se trata da segurança dos profissionais e, principalmente, da sociedade. Quando fiscalizamos e garantimos o cumprimento legal no exercício das profissões, cuidamos do bem-estar de todos”, afirma.
Isso porque a fiscalização do Crea-SP tem caráter orientativo e preventivo para assegurar a presença de profissionais habilitados à frente de obras, projetos e serviços da área tecnológica. O trabalho é executado através de um planejamento anual de fiscalização, desenvolvido com as Câmaras Especializadas, com adoção do modelo de forças-tarefas por intermédio de demandas levantadas pelas Comissões Auxiliares de Fiscalização (CAFs) e atendimento às denúncias recebidas pelos canais de atendimento. O lançamento do Fiscalizapp, plataforma móvel desenvolvida internamente para agilizar e simplificar o trabalho de campo dos agentes fiscais, também contribuiu para o cenário.
Do total contabilizado até o final de agosto, a maior parte das fiscalizações contemplaram as áreas de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, que somaram 181.294; seguidas pela Engenharia Mecânica e Metalúrgica, com 56.728 atividades fiscalizatórias, e Engenharia de Segurança do Trabalho, com 22.110 fiscalizações. 12.893 foram em Engenharia Química, já a área de Agronomia somou 11.785. Em Geologia e Engenharia de Minas foram somadas 4.012 e, por fim, Agrimensura, com 3.465.
Denúncia

O Crea-SP abre canais em todas as unidades de atendimento para o registro de queixas, além do site; dos telefones 0800 017 18 11 ou 0800 770 27 32 e do e-mail: faleconosco@creasp.org.br.
São infrações à legislação profissional: a ausência de responsável técnico em projetos, execuções ou prescrições; obras clandestinas; falta de placa na obra ou de identificação de responsável em atividades sujeitas à fiscalização; produção irregular de material ou insumo aplicáveis na Engenharia, Agronomia e Geociências; e outras situações relacionadas à violação do exercício técnico.
Sobre o Crea-SP - Instalada há 88 anos, a autarquia federal é responsável pela fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais nas áreas da Engenharia, Agronomia e Geociências. O Crea-SP está presente nos 645 municípios do Estado, conta com cerca de 350 mil profissionais registrados e 95 mil empresas registradas.