Atibaia melhora nota no Ideb para 7.4 e segue evolução na educação
Índice obtido é o maior já conquistado pela cidade, que lidera a região e superou com folga sua própria meta.
A Educação de Atibaia continua mostrando progressos. Nesta terça-feira (15), a cidade atingiu nota 7.4 no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – referente ao ano de 2019, a maior nota já conquistada pelo município, liderando toda a região com o maior índice e superando sua própria meta para o ano passado, que era de 6.8.
No último Ideb, divulgado em 2018 e referente a 2017, Atibaia havia obtido a nota 7.3, comprovando uma evolução no ensino básico, depois de registrar as notas 5.2 em 2005 e 2007, 5.8 em 2009, 6.3 em 2011, 6.8 em 2013 e 7.0 em 2015.
A nota 7.4 de Atibaia refere-se aos “anos iniciais” do Ensino Fundamental, ou seja, corresponde aos exames aplicados em alunos da 4ª série (5º ano) das escolas da rede pública municipal. Também participam do Ideb alunos de 8ª série (9º ano) do Ensino Fundamental e 3ª série do Ensino Médio de escolas públicas e privadas.
O Ideb é composto por dois tipos de dados: as taxas de aprovação, fornecidas pelo Censo Escolar, e o desempenho dos alunos no Saeb – Sistema de Avaliação da Educação Básica – que avalia o conhecimento em língua portuguesa e matemática. As notas de Atibaia no Saeb em 2019 foram 242, 17 em português e 263,39 em matemática.
A nota do Estado de São Paulo no Ideb referente aos primeiros anos do Ensino Fundamental nas escolas públicas foi de 6.5, repetindo o índice obtido em 2017. No âmbito nacional, a nota na mesma faixa escolar foi 5.7 nas escolas públicas e 5.9 no geral (juntando as notas dos colégios particulares). A nota da rede privada para os alunos da 4ª série (5º ano) no Brasil ficou em 7.1.
Para o ano de 2021, a meta estabelecida pela cidade é 7.0, enquanto que a meta estadual é 6.6 e a nacional 5.8, considerando as escolas públicas.
Nos últimos anos, Atibaia vem sendo considerada referência em Educação, com boa posição em índices importantes, como a 23ª colocação no Índice de Oportunidades da Educação Brasileira (IOEB), que mede a qualidade das oportunidades na educação básica.