Prefeitura inaugura obra de macrodrenagem e pavimentação da Jerônimo de Camargo
Investimento amplia a infraestrutura viária, aprimora o sistema de drenagem e fortalece um dos principais corredores de acesso ao município, com mais de 17 mil m² de pavimentação.
Após a entrega das obras de infraestrutura e pavimentação nos bairros Campos de Atibaia e Jardim Santo Antônio, em janeiro, o governo Daniel Martini inaugurou, hoje (6), a obra de macrodrenagem com pavimentação da Avenida Jerônimo de Camargo (Lote 1). O trecho contempla áreas dos bairros Maracanã e Caetetuba, estendendo-se até a divisa com o município de Jarinu.

A intervenção é de grande relevância para Atibaia, uma vez que a Avenida Jerônimo de Camargo é um dos principais acessos à cidade e considerada uma de suas portas de entrada, além de promover a ligação entre o Centro e diversos bairros, consolidando-se como importante eixo de mobilidade urbana.
De acordo com a Secretaria de Obras Públicas, responsável pela execução dos serviços, a obra contempla 17,3 mil m² de pavimentação asfáltica, 5,6 mil m² de calçadas e 5,7 mil metros lineares de guias e sarjetas. Os recursos são provenientes do Fundo Financeiro para Desenvolvimento da Bacia do Prata (FONPLATA). No sistema de drenagem, foram implantados 2.837 metros de tubulações, além de 50 bocas de lobo e 61 poços de visita. As melhorias beneficiam os moradores do entorno e geram impactos positivos para toda a cidade.
Melhorias em infraestrutura
A Administração Municipal segue investindo na melhoria da infraestrutura urbana em diferentes regiões do município, com ações voltadas à drenagem, pavimentação e recapeamento viário. O bairro Belvedere, por exemplo, recebeu recentemente obras de macrodrenagem e pavimentação, enquanto o bairro do Portão passa por serviços de recapeamento. Ainda para este ano, estão previstos novos recapeamentos em outras regiões da cidade. Já no final deste mês, está programada a entrega da obra de infraestrutura e pavimentação asfáltica do Loteamento Jardim Maracanã.
Macrodrenagem
Paralelamente às obras em execução, a Prefeitura está planejando um estudo de macrodrenagem, que tem como objetivo analisar, de forma integrada, o comportamento das águas pluviais em todo o território do município. O objetivo do estudo é fornecer subsídios técnicos para identificar áreas críticas, compreender os caminhos naturais de escoamento e avaliar regiões que, ao longo do tempo, foram urbanizadas em áreas naturalmente sujeitas a alagamentos.
Com base nessas informações, o município poderá deixar de atuar de forma predominantemente corretiva e passar a planejar soluções estruturais mais eficientes, com melhor direcionamento dos investimentos públicos e maior segurança para a população. Trata-se de um trabalho voltado ao planejamento de longo prazo, que respeita as características naturais de Atibaia e estabelece bases técnicas sólidas para decisões mais responsáveis e duradouras na área de drenagem urbana.


